como secar o cabelo

Como secar o cabelo e evitar o frizz? Entenda!

Powered by Rock Convert

O frizz é um dos principais inimigos para manter os fios bonitos, podendo surgir a qualquer momento. A boa notícia, porém, é que há como evitá-lo. Entre as formas, está saber como secar o cabelo da maneira correta, utilizando uma boa escova e produtos destinados a essa finalidade.

No entanto, também é relevante entender as causas do problema, pois você até pode apostar no passo a passo de secagem certa, mas outros fatores contribuem para o frizz permanecer no seu cabelo.

Por isso, se você quer aprender como secar o cabelo e combater o frizz de uma vez por todas, confira a leitura a seguir!

O que é o frizz e quais as suas causas?

O frizz nada mais é do que aqueles fios arrepiados no cabelo que os deixam com a impressão de quebrados, sem escovação ou com muitas pontas desalinhadas. As suas causas são várias e vamos citar as principais a seguir para você entender detalhadamente cada uma e como evitá-las. Veja!

Escovação

A forma como você penteia o seus cabelos influencia diretamente o frizz, pois, se não houver cuidado, você pode quebrá-los durante a escovação. Nesse sentido, no banho, massageie o couro cabeludo e desembarace o cabelo delicadamente com os dedos. Em seguida, quando escová-lo, comece pelas pontas e vá subindo até a raiz.

Ressecamento

Esse é outro fator muito prejudicial aos fios, pois o cabelo é formado por escamas que precisam de nutrição e de hidratação. Quando as mechas perdem essas características, começam a se abrir e, consequentemente, ficam secas, com um aspecto áspero, quebradiço e arrepiado. Nesse caso, não há como fugir da hidratação.

Tratamento químico

Outro vilão é a química e, mais precisamente, o excesso dela junto à falta de preparação do cabelo ou de manutenção após o procedimento. Muitas mulheres pensam que basta ir ao salão para colorir ou fazer uma progressiva, por exemplo, mas esquecem que precisa haver cuidados no pré e no pós-química, além de ser necessário respeitar o tempo de recuperação das mechas. Afinal, esses são processos agressivos aos fios e que favorecem o frizz.

Umidade

Fatores naturais, como a umidade do tempo e o clima, também influenciam o frizz. Por exemplo, você pode notar que, mesmo seguindo alguns cuidados diários, quando chove com certa frequência, ou se você mora em uma região úmida, os fios ficam arrepiados. No entanto, é possível evitar isso, o que nos leva ao próximo tópico.

Como acabar com o frizz?

Agora que você conhece as principais causas do frizz, fica mais fácil saber como acabar com esse vilão. Confira!

Aposte nos produtos certos

Existem vários cosméticos específicos para resolver problemas de frizz, por isso, aposte neles sem medo. Algumas opções são os reparadores de pontas, o leave-in e os óleos. Contudo, alguns shampoos e condicionadores também podem ter esse mesmo propósito, sendo possível usá-los diariamente.

Faça um cronograma capilar

Como citamos, o cabelo precisa se manter hidratado e nutrido. Portanto, por mais saudáveis que estejam os seus fios, não deixe de seguir um cronograma capilar adequado às suas necessidades. Dessa forma, você mantém a manutenção do cabelo e evita o frizz.

Powered by Rock Convert

Utilize a escova correta

A escova deve ser a sua melhor amiga diária para manter o cabelo alinhado. Por isso, aposte em pentes ou escovas com cerdas largas e que sejam mistas ou de madeira. Evite, principalmente, aquelas que têm bolinhas nas pontas, pois elas podem quebrar o fio capilar.

Como secar o cabelo?

Por fim, como falamos lá no começo deste texto, a secagem do cabelo também influencia o frizz. Por isso, é fundamental secá-lo corretamente. Sendo assim, criamos um passo a passo para você não errar mais!

1º Passo: tire a umidade

Antes de ir direto ao secador, é relevante tirar a umidade do cabelo com uma toalha. No entanto, isso não significa esfregá-la e torcê-la nas mechas, pois essa prática quebra os fios. Portanto, aperte a toalha no cabelo delicadamente de baixo para cima, para tirar, pelo menos, 60% da umidade das pontas.

Se não quiser usar a toalha, espere por 15 minutos, em média, para começar a secagem com o secador.

2º Passo: utilize um protetor térmico

Depois de tirar a umidade, é hora de aplicar o protetor térmico. São aceitos sprays, cremes ou óleos — o que mais for adequado aos seus fios. Sempre que utilizar aparelhos de calor nas mechas, aplique uma quantidade nas mãos (equivalente a uma moeda de um real) e distribua no cabelo.

Assim, é criada uma superfície nas mechas que dissipam o calor. Entretanto, tenha mais cuidado com as pontas, pois elas são delicadas e sofrem mais!

3º Passo: divida o cabelo

Para secar adequadamente os cabelos, ganhar mais volume e evitar uma armação indesejada, divida-os em quatro partes e prenda com uma presilha. Assim, você deve secá-las separadamente e, depois, vai notar a diferença no acabamento.

4º Passo: use o secador

Quando usar o secador, tenha atenção quanto à distância e ao posicionamento do aparelho. Essas dicas ajudam a manter a saúde não só do cabelo, mas também do couro cabeludo. Por isso, mantenha um afastamento de 10 a 20 centímetros das mechas e não use um jato muito quente.

Se quiser dar volume ao cabelo, concentre mais o secador na raiz e use-o de baixo para cima — ou de cabeça para baixo. Porém, se quiser diminuir, seque mais as pontas e com a posição ao contrário. Além disso, escovar os fios de cima para baixo também ajuda a controlar o volume.

5º Passo: finalize

Finalize com um jato rápido e frio no alto da cabeça, para, assim, fechar as cutículas capilares e evitar o frizz.

Agora você já sabe como secar o cabelo da forma correta e, principalmente, como acabar com o frizz. Sendo assim, os seus fios ficarão mais bonitos e saudáveis. No entanto, não deixe de utilizar boas ferramentas, como um secador e uma escova de qualidade. Afinal, assim como os cosméticos, eles também interferem no acabamento.

Agora, que tal seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de mais conteúdos para cuidar de você? Estamos no Facebook e no Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.