como fazer as unhas em casa

Como fazer as unhas em casa? Confira 6 dicas!

Como o cabelo, a pele e todo o corpo, as unhas precisam ser saudáveis e bonitas. Assim, além de evitar doenças, até nos sentimos bem quando estão cuidadas. Por isso, vale muito a pena aprender como fazer as unhas em casa. 

Seja em razão de uma impossibilidade de ir ao salão, seja para economizar uma grana, a questão é que você pode fazer a sua própria rotina de cuidados com as unhas. Para começar, só precisa de bons produtos e de algumas dicas.

No artigo a seguir, veja como se preparar antes da manicure e o cuidado na hora de escolher os produtos. Confira também 6 dicas de como fazer as unhas em casa. Boa leitura!

Como se preparar antes de fazer as unhas? 

As unhas não servem apenas para enfeitar. Pelo contrário, uma de suas funções mais importantes é proteger as mãos e os pés de choques e lesões. Assim, é preciso cuidar bem delas para evitar doenças, como a micose. Para isso, basta ter uma rotina e seguir certos cuidados. 

Como elas têm pequenas superfícies, é mais fácil hidratá-las no dia a dia. Já no quesito beleza, você pode aprender como fazer as unhas em casa e tê-las sempre bonitas. Aliás, essa prática traz diversas vantagens, pois você: 

  • economiza dinheiro; 
  • pode fazer em qualquer horário; 
  • cuida das unhas com mais frequência; 
  • desenvolve a habilidade de nail art
  • evita riscos de infecções; 
  • deixa as unhas mais saudáveis. 

A escolha dos produtos 

Viu, que legal? Fazendo as unhas em casa, você não corre o risco de esquecê-las e elas ficam do jeito que você quer sem gastar quase nada. Mas, antes de começar, o primeiro passo é saber escolher os produtos. Eles devem ser os melhores para você, pois mexer nas unhas é algo simples, mas que deve ser feito com grande segurança

Primeiro, é importante que aquele kit básico com lixa, espátula, tesoura e alicate seja apenas seu. Além disso, é essencial deixá-los sempre limpos. Isso porque, ao compartilhar esses itens, assim como no salão, você corre o risco de pegar ou passar fungos e bactérias para outras pessoas. 

Outra questão está relacionada aos cosméticos. Na parte de removedores e secadores de esmalte, bem como de colas de acessórios, é preciso ter atenção aos componentes. Vale a pena ler com cuidado as embalagens e fazer um teste para detectar uma possível alergia. Além disso, pesquisar empresas de confiança é uma forma de garantir que você terá um bom produto. 

Para os esmaltes, vale o mesmo cuidado. Mesmo que você vá retirá-lo depois de algum tempo, é fundamental investir em um bom esmalte. Além de não descascar fácil e de ser bonito, o melhor é que o produto conterá componentes que ajudam a fortalecer as unhas. 

Quais as dicas de como fazer as unhas em casa?

Seguindo todos os cuidados, é hora de começar o passo a passo de como fazer as unhas em casa. Veja as 6 dicas que separamos para a manicure perfeita. 

1. Lixar as unhas

Depois de retirar o esmalte velho, o primeiro passo de como fazer as unhas em casa é cortar e lixar. Isso é importante para dar forma à unha e evitar que ela encrave.

Se você tem dúvidas quanto ao tipo de unha que quer ter, pense em seu dia a dia. Talvez a sua profissão impeça unhas longas ou com pontas. Por isso, mantenha um formato prático. Geralmente, são indicadas as unhas quadradas para os pés e redondas para as mãos. 

Powered by Rock Convert

Use a tesoura ou um cortador de unhas e apare com a lixa. Nesse caso, passe a lixa apenas em uma direção — evitando o “vai e vem”, que pode criar fissuras. Outra dica é não lixar a superfície da unha, pois isso pode torná-la quebradiça. Se necessário, passe de leve um bloco polidor. 

2. Tirar a cutícula 

Tirar ou não a cutícula? Essa é uma dúvida frequente. Afinal, ela protege as unhas da entrada de micro-organismos. Porém, quando retirada, deixa a unha mais bonita, por isso, é importante encontrar um meio-termo.

Com a cutícula amolecida, use a espátula para empurrá-la e ajeitar o seu formato na base da unha. Em seguida, vá, com cuidado, arrancando o excesso com o alicate. Assim, suas unhas não ficarão desprotegidas e a aparência não será comprometida. 

3. Fazer uma hidratação

Essa dica serve tanto para o dia a dia quanto para antes da esmaltação. Em sua rotina, é importante hidratar as unhas para fortalecê-las. Você pode usar produtos próprios, como óleos — por exemplo, o de coco — e até cremes. 

Antes do esmalte, passar a base é uma forma de ajudar a cor a fixar melhor. Além disso, escolha uma que contenha nutrientes para que as unhas fiquem saudáveis.

4. Aplicar o esmalte 

É indicado que as unhas descansem de toda a esmaltação, pelo menos, uma semana por mês. Porém, sabemos que algumas pessoas não conseguem deixá-las assim por tanto tempo. Portanto, tente deixá-las sem esmalte por dois ou três dias entre as aplicações. 

Quando for pintar, retire o excesso do pincel para que a camada possa ser bem fina. Além disso, teste a sua melhor forma de passar o esmalte. Uma opção é passá-lo na parte central da unha primeiro e depois fazer as laterais. Já outra forma é fazer o contorno do “U” — em toda a borda da unha — e depois pintar o centro. Outra dica é não fazer as unhas antes de dormir, para que elas não “amassem”. 

5. Usar acetona 

Antes de esmaltarem, muitas pessoas usam vaselina ou gel ou passam uma fita ao redor da unha para que elas não manchem. Essas são boas ideias para diminuir borras, especialmente naquela esmaltação bem trabalhosa.

Já depois desse processo, com palito de unha, algodão e acetona — ou removedor —, é hora de tirar todos os excessos que sobraram. Nessa fase, o importante é ter bastante cuidado para não estragar o esmalte. Tenha paciência e calma e faça uma por uma. 

Para finalizar, passe óleo secante ou spray. Se quiser dar um brilho a mais, existem algumas opções. Apenas tenha cuidado para não passá-las logo em seguida e dissolver o esmalte. Depois, basta esperar o tempo correto de secagem, evitando água, vento e movimentos com as mãos. Pronto! 

6. Colocar um acessório

Acessórios não são uma regra para esmaltar unhas, mas todos adoram. Eles deixam a unha divertida, elaborada e bem estilosa. Dessa forma, você pode optar por diversas alternativas, como adesivos colantes e joias de unha. Independentemente de qual você escolher, garanta que a aplicação seja feita de forma correta para não estragar o trabalho feito com o esmalte. 

Aprender como fazer as unhas em casa não é nada difícil. Basta ter as ferramentas certas e produtos de qualidade para conseguir deixá-las perfeitas. Além disso, você pode seguir as nossas dicas e praticar bastante para conseguir fazer as unhas em casa. Assim, elas sempre estarão saudáveis e bonitas em qualquer momento.

Gostou do post? Compartilhe-o agora em suas redes sociais e mostre para todo mundo como é possível fazer as unhas em casa! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.