como fazer as unhas dos pés

Saiba como fazer as unhas dos pés em casa e sem se machucar

Ir ao salão de beleza para fazer as unhas nem sempre é uma opção, seja pelos custos ou pelo tempo. Por isso, saber fazer as próprias unhas é bastante vantajoso. Aprender como fazer as unhas dos pés pode ainda ser mais fácil, porque assim você terá mais controle no manuseio dos objetos. Vale ressaltar também a importância de sempre fazer as unhas dos pés. Dessa forma, você evita infecções e suas unhas ficarão sempre bem cuidadas.

Confira nesse artigo por que tratar das unhas dos pés é fundamental para a saúde e veja o passo a passo com dicas de como fazer as unhas dos pés em casa. Boa leitura! 

Fazer as unhas dos pés: veja por que é tão importante 

Cuidar dos pés deve ser uma parte fundamental da sua rotina de beleza. Não somente para deixá-los bonitos, mas por diversos fatores. Para começar, os pés estão sempre em contato com superfícies que podem ter microrganismos que os infectam. Além disso, passam muito tempo fechados dentro dos sapatos — o que também ajuda a criar um ambiente propício para bactérias.

Já notou como sempre observamos as unhas das mãos? Não somente porque as usamos para tudo, o dia inteiro, mas porque estão mais próximas dos olhos. Como os pés estão longe, demoramos mais para notar se há algo de errado. Dessa forma, manter uma rotina para eles nos obriga a observar as unhas dos pés de perto. Assim, é possível evitar diferentes condições e doenças, como: 

Viu como é possível evitar vários problemas? Veja a seguir como fazer as unhas dos pés para andar por aí sem medo! 

Como fazer as unhas dos pés em casa 

Fazer as unhas dos pés em casa não tem mistério. Basta alguns cuidados, paciência e certas ferramentas para você ganhar prática e ficar com aquelas unhas lindas de salão. 

Limpeza 

Para limpar a unha no dia a dia, basta contar com um kit básico: 

  • tesoura ou cortador de unhas; 
  • lixa; 
  • lixa polidora. 

Com a tesoura — ou cortador de unha — você vai dar o formato e, com a lixa, o acabamento. Aqui, valem dicas importantes. Geralmente, o formato indicado para as unhas dos pés é o quadrado. Assim, elas podem crescer livres e não encravar.  

Além disso, também vale a atenção na hora do corte. Nunca fique cutucando com a tesoura até o fundo para limpar a unha, pois isso pode acabar machucando. Outro cuidado é trocar as lixas com frequência e desinfetar a tesoura com álcool, por exemplo.

Já a lixa polidora é opcional e pode ser usada bem de leve, apenas para nivelar. Evite esfregá-la com força e não use a lixa comum. Dessa forma, você evita lesões na superfície das unhas.

Espátula e alicate

Bom, e a espátula e o alicate de cutícula? Essas são outras duas ferramentas que você pode usar para deixar a unha mais bonita. Porém, é preciso cuidado! No manuseio, tenha toda a paciência do mundo para não arrancar nenhum “bife”.

Powered by Rock Convert

Aliás, deixe os pés de molho para amolecer a cutícula. Além disso, tente não removê-la por completo. Afinal, ela protege a unha e tirá-la pode gerar inflamações e outros problemas.  

Para a limpeza do material, vale o mesmo para a tesoura. Sempre desinfete, mesmo que você use junto com sua mãe ou irmã. Apesar de conhecê-las, micro-organismos são basicamente invisíveis e podem passar de uma pessoa para outra. Se você faz a unha com muita frenquência, talvez valha a pena investir em um esterilizador ou estufa pequena. 

Esmaltação 

A esmaltação é opcional, mas quase sempre acompanha uma rotina de cuidado com as unhas dos pés. Para começá-la, as unhas devem estar limpas e secas. Também é indicado que entre uma esmaltação e outra você deixe a unha respirar de dois a três dias. Além do mais, é importante seguir outros cuidados, como: 

  • encontre uma posição confortável; 
  • apoie os pés em uma superfície lisa e firme; 
  • retire o esmalte antigo; 
  • tenha tudo à mão; 
  • não fique andando depois de pintar as unhas; 
  • escolha os esmaltes antes; 
  • passe a base antes do esmalte; 
  • separe as unhas com algodão ou separador de dedos. 

Para o design, as dicas de nail art são inúmeras. Do degradê às joias de unha, você pode usar diferentes estilos. Para criá-los, vale assistir aquele tutorial detalhado no YouTube, além de comprar adesivos ou carimbos que facilitam a decoração, caso você não tenha facilidade com desenhos. 

Cuidados para o dia a dia 

Assim como os cabelos, no dia a dia existem algumas práticas que ajudam a cuidar dos pés e das unhas. Algumas tem a ver com como fazer as unhas dos pés. Outras, são cuidados gerais, mas igualmente importantes. 

Produtos químicos 

Ao manusear produtos químicos, você deve proteger tanto as mãos, quanto os pés. Ou seja, não vale usar luvas, mas ficar descalça, lavando a cozinha cheia de água sanitária, certo? 

Base fortalecedora 

A base fortalecedora pode ser usada no dia a dia para proteger as unhas ou caso ela esteja fraca ou desnivelada. Além disso, ela pode ser passada antes do esmalte para ter um bom efeito.

Hidratação 

Cabelos e unhas são feitos de queratina. Ou seja, ambos precisam de hidratação! Por isso, vale a pena passar cremes nos pés antes de dormir para garantir esse cuidado. Óleos e produtos específicos para as unhas também ajudam muito. 

Cutícula 

Falamos que é bom um equilíbrio ao retirar a cutícula, certo? Uma dica do dia a dia é tirar apenas o excesso depois do banho, já que a água quente ajuda a amolecê-la. Assim, você não precisa ficar com os pés de molho. 

Prevenção 

Algumas ações nos ajudam a prevenir problemas nas unhas dos pés e mantê-las sempre saudáveis. Nesse caso, algumas dicas são: 

  • não use sapatos fechados o tempo todo; 
  • deixe as unhas respirarem mesmo nos dias de inverno; 
  • seque bem entre os dedos; 
  • nunca fique com sapatos e meias molhados; 
  • troque de meias regularmente; 
  • deixe os sapatos tomarem sol e secarem bem; 
  • use produtos para desinfetar os sapatos. 

Aprender como fazer as unhas dos pés não é difícil. Com cuidados e certa prática, você pode conseguir as mesmas unhas do salão. Entretanto, o cuidado com elas vai bem além disso. No dia a dia, algumas práticas também ajudam a manter as unhas saudáveis e longe de problemas. Assim, suas unhas dos pés estarão sempre bonitas para andar por aí. 

Gostou do post? Confira um guia para esmaltar as unhas dos pés com perfeição! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.