Os cabelos crespos e cacheados nunca estiveram tão em alta como agora! Depois de um longo período de tempo usando chapinhas e escovas progressivas, as mulheres estão redescobrindo a beleza e a liberdade de ostentar madeixas cacheadas, sem a necessidade de alisar os fios de acordo com os padrões de moda.

No entanto, muitas delas não sabem ao certo como cuidar de cabelos cacheados, uma vez que eles demandam mais cuidados que os demais tipos.

Para ajudá-la a conviver de maneira amigável com os seus cachos, preparamos um guia completo de cuidados com o cabelo, a fim de mantê-los sempre bonitos e saudáveis! Acompanhe!

Como cuidar de cabelos cacheados?

Os cabelos crespos e cacheados tendem a ser mais secos que os outros, pois o formato espiralado desse tipo de fio dificulta a chegada do óleo produzido no couro cabeludo até a raiz.

Assim sendo, como não há uma barreira natural protetora, os fios ficam mais expostos aos agentes poluentes, às irradiações solares e aos atritos causados pelos pentes e escovas. Em consequência disso, o fio torna-se desidratado, apresentando vários problemas capilares.

Para começar a tratar das madeixas cacheadas, é importante levar em consideração algumas dicas que você verá a seguir!

Ao cortar

Se pretende deixar o cabelo crescer, é importante saber que os fios crespos crescem mais devagar que os demais. O tipo afro pode ser cortado uma ou duas vezes por ano. Já para o cacheado, três vezes são suficientes, sendo que os ondulados precisam de quatro cortes em doze meses.

Ao acordar

Se o comprimento do seu cabelo é médio ou longo, a recomendação é que você coloque o travesseiro na nuca e os fios para cima antes de dormir. Ao acordar, misture um pouco de leave-in com água e esborrife a mistura nos cachos, amassando-os com a mão.

Quais os tipos de cabelos cacheados?

Entender que cada tipo de cabelo tem as suas particularidades é outra dica importante para cuidar adequadamente dos fios. A classificação é feita de acordo com uma tabela de curvatura:

  • 1A – fios finos e sem ondulações;
  • 1B – fios mais grossos e pesados;
  • 1C – fios com ondas apenas nas pontas;
  • 2A – fios quase lisos e sem definição;
  • 2B – fios com ondulações abertas e soltas;
  • 2C – fios com ondas em formato de S;
  • 3A – cachos volumosos e definidos;
  • 3B – cachos mais definidos;
  • 3C – cachos em formato de Z;
  • 4A – fios fechados;
  • 4B – cachos em forma de molinhas;
  • 4C – fios crespos e densos.

Qual a importância de cuidar dos cabelos cacheados?

Como dissemos acima, as madeixas crespas precisam ser muito bem tratadas, a fim de se manterem hidratadas e sedosas ao mesmo tempo. Uma vez que as pontas não conseguem receber a umidade natural produzida na raiz, elas se tornam porosas e ressecadas.

Logo, é preciso saber desde como escolher os melhores shampoos, passando pelo modo correto de aplicar o condicionador, até como pentear de maneira correta. Além disso, é importante identificar quais são os melhores produtos para aplicar nos cabelos crespos e cacheados.

Quais os principais problemas de quem tem cabelos cacheados?

Um dos principais problemas é a estrutura capilar, que é irregular. Por isso, eles são mais frágeis e porosos, reagindo mal aos procedimentos químicos por absorverem mais os elementos presentes em suas composições.

Além disso, a estrutura irregular dos fios apresenta mais frizz, quando eles estão alisados por secadores e escovas, devido ao atrito que provocam nas madeixas.

Como enfrentar a transição capilar?

Muitas mulheres têm optado pela transição capilar para voltarem a ostentar as madeixas crespas ou cacheadas. A técnica consiste em parar de usar qualquer tipo de procedimento para deixá-las mais lisas.

Entretanto, o processo pode demandar algum tempo até que os fios cresçam naturalmente. Por isso, é recomendado ter paciência e perseverança enquanto eles não voltam ao seu estado natural. Descubra como enfrentar a transição capilar, seguindo as dicas abaixo.

Cronograma capilar

O cronograma capilar deve ser um procedimento utilizado por todas as mulheres que querem ostentar cabelos bonitos e saudáveis, principalmente as que têm fios crespos e cacheados.

A técnica consiste em hidratar, nutrir e reconstruir as fibras capilares por meio do uso de produtos específicos. A hidratação visa a repor a umidade natural do cabelo e, no caso de quem tem cachos, o ideal é hidratá-los duas vezes por semana.

Já a etapa da nutrição tem como objetivo repor os nutrientes do cabelo que são perdidos o tempo todo. Para isso, é preciso usar o óleo vegetal, que deve ser utilizado também duas vezes na semana por quem tem cabelos crespos.

A última fase consiste em reconstruir os fios que já estão danificados. O indicado é usar queratina ou outra vitamina para cabelos, que deve ser recomendada pelo seu hairstylist. Porém, faça somente uma vez por semana, pois a prática excessiva pode causar o efeito contrário, causando a quebra dos fios.

Penteados

Penteados são sempre uma boa alternativa para quem está passando pela transição capilar. Afinal, além de serem versáteis, o recurso confere muito estilo aos looks do dia a dia!

Coque alto

Separe os fios em duas mechas no sentido horizontal — topo e meio da cabeça. Na parte de cima, separe mais duas mechas e faça dois coques pequenos, prendendo-os com grampos. Na parte de baixo, basta texturizar os fios, e o penteado estará pronto!

Turbante

O penteado com turbante pode ser usado em todos os comprimentos de cabelos. No entanto, quem tem madeixas curtas pode tirar mais proveito dele. Basta prender o cabelo e enrolar o turbante na cabeça, passando uma ponta por cima da outra, escondendo a sobra na parte de trás.

Tiara

Entre os penteados mais amados pelas mulheres, está aquele com o uso de tiaras. Como há grande variedade de modelos, é possível usar uma por dia sem repetir o estilo! Então, escolha uma delas, coloque sobre a cabeça, deixando a testa livre, e texturize a extensão dos fios.

Quais os produtos adequados para cabelos cacheados?

Escolher os produtos adequados para cuidar dos cabelos cacheados é mais uma maneira de mantê-los saudáveis e brilhantes. Então, aprenda mais sobre cada um deles!

Shampoo e condicionador

Enquanto o shampoo higieniza, o condicionador tem a função de selar os fios. Em vista disso, é aconselhável escolher os produtos que têm ativos hidratantes em suas fórmulas.

Máscara de tratamento

A máscara de tratamento deve ser usada duas vezes por semana pelas mulheres que têm cabelos cacheados. O produto ajuda a hidratar, nutrir e restaurar as fibras capilares. Sempre leia as instruções na embalagem, a fim de utilizá-lo do modo correto.

Óleo vegetal

Os óleos vegetais, como o de abacate ou o de amêndoas, têm o poder de umectar os fios, deixando-os mais brilhosos, macios e definidos. Em geral, eles são usados na extensão dos fios secos ou úmidos.

Creme para pentear

O creme para pentear é usado para hidratar, desembaraçar e dar uma maior definição à curvatura acentuada dos fios. Por isso, é recomendado ter um deles na prateleira do banheiro e outro sempre na bolsa!

Gel capilar

A função do gel capilar é dar definição aos cachos e controlar o frizz, principalmente para as mulheres que estão fazendo a transição capilar. Se quiser garantir a hidratação das madeixas, basta misturar um pouco do produto ao finalizador e aplicar nos fios.

Finalizador

Seja o umidificador, seja o ativador, seja o leave-in, esses finalizadores vão ativar os cachos sempre que for necessário, além de garantirem o brilho e a maciez dos cabelos cacheados. Considere o finalizador como o seu melhor amigo!

Como lavar os cabelos cacheados?

Quando falamos em como cuidar dos cabelos cacheados de modo correto, não podemos nos esquecer de falar sobre a lavagem dos fios. Afinal, eles exigem mais cuidados que os demais tipos de fibras capilares.

Portanto, para manter o cabelo bonito e saudável, você deve atentar às dicas que listamos a seguir!

Etapa do pré-shampoo

A etapa do pré-shampoo é essencial para tratar dos cachos com o propósito de diminuir o impacto do produto nos fios. Isso acontece porque os agentes de limpeza têm elementos mais agressivos que retiram os nutrientes das madeixas.

Você pode iniciar o processo fazendo uma umectação dos fios com um óleo vegetal. Então, escolha um que seja de sua preferência, aqueça no micro-ondas e umedeça as fibras capilares apenas na extensão. Aguarde 15 minutos e lave o cabelo com o shampoo e o condicionador normalmente.

Outra maneira de fazer o pré-shampoo é hidratando os fios com uma máscara de tratamento. Umedeça o cabelo, e, em seguida, aplique o produto mecha por mecha. Espere 10 minutos e lave como de costume. Desse modo, você blinda as madeixas e preserva a umidade natural da fibra capilar.

Etapa da lavagem

A temperatura da água deve ser fria ou morna, pois a água quente resseca os fios e, consequentemente, deixa-os opacos e quebradiços. Para obter um melhor resultado na hora de lavar os cabelos cacheados, aplique o shampoo na raiz, fazendo movimentos leves e circulares. Então, leve o produto para o comprimento dos fios e enxágue. Isso também ajuda a acelerar o crescimento dos cabelos.

Já o condicionador deve ser aplicado apenas na extensão da fibra capilar e, em seguida, deve ser retirado com bastante água, a fim de não deixar resíduos nos fios. Assim, é possível ter o cabelo bonito no dia a dia.

Se não puder evitar o uso do secador, utilize-o em uma temperatura fria ou morna em uma distância de, aproximadamente, 20 cm da cabeça até as mechas. Seque alternando cada uma delas.

Quais as melhores técnicas para cuidar de cabelos cacheados?

Existem algumas técnicas que ajudam a manter a beleza e a naturalidade dos cachos. Elas têm sido muito usadas por mulheres que desejam manter os cachos definidos e bem tratados!

Plopping

Para fazer o plopping, você tem que retirar o excesso de água do cabelo com a ajuda de uma toalha felpuda e macia ou uma camiseta de tecido de algodão. O ideal é apertar cada mecha sem que haja fricção sobre os fios, pois eles podem ficar alvoroçados. O resultado será o malfadado frizz.

Fitagem

Outra boa dica de como cuidar de cabelos cacheados é a fitagem. A técnica consiste em enluvar mecha por mecha com um pouco de creme. Então, forme cachos em cada uma delas e deixe que elas sequem naturalmente ou usando um secador com difusor.

Quais as dicas ideais para quem tem cabelos cacheados?

Além das dicas que listamos acima, você pode adotar algumas outras para usar no seu ritual de beleza quando o assunto é como cuidar de cabelos cacheados. Acompanhe:

  • para desembaraçar os fios, utilize os dedos ou um pente de madeira para evitar o atrito do plástico com as madeixas. Não use escova! Assim sendo, a fibra capilar não será quebrada e, ainda, manterá o formato dos cachos;
  • comece a pentear o cabelo de baixo para cima, porque é mais fácil retirar os nós que se formam nas pontas do cabelo;
  • antes de tomar banho, aplique um pouco de condicionador de hidratação profunda nas madeixas. Enrole-as em uma toca enquanto lava o restante do corpo. O vapor do chuveiro ajudará a potencializar os efeitos do produto;
  • misture uma quantidade pequena de condicionador com o shampoo sem sal para realizar a lavagem. Dessa maneira, você lava e hidrata o cabelo profundamente, sem que ele fique oleoso;
  • penteie o cabelo ainda debaixo do chuveiro, pois, ao penteá-lo seco, corre-se o risco de desmanchar os cachinhos;
  • não remova todo o condicionador, porque a ideia é que os fios crespos permaneçam mais umectados que os demais;
  • ao notar que os fios estão muito secos, basta prendê-los em um coque frouxo no alto da cabeça para evitar o frizz e não deixar que eles fiquem muito armados;
  • na hora de ir para a academia, passe um pouquinho de condicionador na extensão dos fios e prenda-os. O calor produzido na cabeça vai ajudar a manter o cabelo hidratado, e, ao chegar à sua casa, basta lavá-lo normalmente;
  • antes de dormir, separe o cabelo em mechas, prenda-as e solte-as ao acordar. Os cachos estarão mais definidos e livres do frizz.

Como você percebeu ao longo do post, ao seguir as dicas de como cuidar de cabelos cacheados, poderá ostentar os mais belos cachos no dia a dia sem precisar fazer grandes sacrifícios. Então, mude a sua rotina de beleza e sinta-se mais bonita e confiante em qualquer situação!

Se o nosso post foi útil, assine a nossa newsletter e receba sempre as dicas de beleza que preparamos para você diretamente na sua caixa de entrada!