Muita gente pensa que os cabelos lisos, com seus fios retos e mais finos, são os mais simples e práticos de manter no dia a dia, mas a verdade é que, se por um lado, eles são mais fáceis de arrumar, por outro, também demandam atenção. Aparência opaca, falta de forma, fios quebradiços, pontas duplas e frizz são alguns dos problemas capilares frequentes para quem tem as madeixas lisas. E, devido à estrutura do fio, é muito fácil perceber que você se descuidou em algum aspecto, sem muitas chances de disfarçar.

Para ajudar você a manter o cabelo bonito, macio e saudável, preparamos este guia com dicas importantes de como cuidar de cabelo liso. Em casa, na praia, na correria do dia a dia, no salão de beleza etc. — você encontrará algumas sugestões de como proceder em variadas situações nos tópicos abaixo. Acompanhe!

A forma de cuidar de cabelos lisos

Seja natural, seja alisado por procedimentos, como escova definitiva ou progressiva, o cabelo liso requer cuidados diários para que os fios se mantenham saudáveis. Para evitar os problemas típicos desse tipo de cabelo, como a oleosidade excessiva e as pontas duplas, é importante ter uma rotina de lavagem, seguindo uma periodicidade para a hidratação e a nutrição dos fios.

Outro erro do qual você deve fugir é achar que os lisos são todos iguais. Escolha produtos próprios para o seu formato e tipo de cabelo: liso natural, alisado, liso e oleoso ou liso e seco. O mesmo se aplica às técnicas: o jeito de lavar, secar e pentear os cabelos lisos também é diferente e contribui bastante para o resultado final.

A importância de cuidar dos cabelos lisos

Para que os fios cresçam de forma saudável, você precisa manter cuidados diários. Cabelos sedosos, macios e brilhantes são o sonho de muitas mulheres, mas, como tudo, há um lado nem tão glamouroso nisso.

Um dos principais problemas é o acúmulo de oleosidade que vem do couro cabeludo nos fios, que é cumulativo e dá a eles uma aparência opaca e sem vida. Por outro lado, o excesso de lavagem elimina o efeito hidratante desse óleo e provoca o efeito rebote, que só faz aumentar a produção dessa gordura.

Com tantas questões envolvidas, o cuidado diário com a higiene e com a saúde dos cabelos é indispensável. Isso significa também usar os produtos e as técnicas corretas para espantar o frizz e as pontas duplas e garantir vida, volume e textura para o seu cabelo.

Os principais problemas de quem tem cabelo liso

Entre as preocupações que o seu cabelo liso pode causar, destacam-se as provocadas pela rebeldia dos fios, que podem formar frizz ou pontas duplas; a falta de balanço; a oleosidade, que é ponto de partida para vários outros problemas; e os fios opacos e sem vida no lugar do esperado brilho. Vamos ver o que acontece em cada um desses casos a seguir.

Fios rebeldes

O famigerado frizz, aquele efeito causado pelos fios indisciplinados que se destacam por estarem arrepiados no meio da massa lisa de cabelos, é um dos maiores temores para quem tem esse tipo de madeixa.

Normalmente causado por falta de hidratação, calor excessivo, agressão causada por produtos químicos e variações de temperatura, o frizz é uma indicação de que há algo errado com o seu cabelo e que precisa ser tratado. Não cuidar pode resultar em quadros mais graves, como a queda de cabelo, dependendo da origem.

Outro problema — menos frequente em cabelos lisos, mas que também pode ocorrer, especialmente nos casos de fios mais longos — é a ponta dupla. As pontas duplas são causadas por ressecamentos e agressões provocadas por secador, pela química de alguns produtos e por outros elementos externos, como poeira e poluição. Para solucionar, é preciso proteger e hidratar os cabelos corretamente.

Falta de balanço

Cabelos lisos com falta de hidratação, excesso de oleosidade ou até vítimas de um corte errado podem sofrer de problemas de falta de movimento e de balanço. No caso de cabelos alisados, o efeito pode ser causado pela combinação equivocada de técnicas que reduzem a hidratação e agridem os fios. É o que ocorre, por exemplo, na combinação de progressiva com amônia.

Cabelo pesado ou fios oleosos

Já tocamos nesse ponto algumas vezes desde o início do texto porque ele é, em grande parte, a raiz de várias dificuldades relacionadas aos cabelos lisos. A oleosidade produzida pelo couro cabeludo escorre e concentra-se nos fios, tornando-os excessivamente hidratados e oleosos. Isso é ruim para o visual e também torna o cabelo pesado e denso.

Fios opacos e sem vida

Os cabelos opacos, isto é, sem brilho e sem vida, são outra consequência do excesso de oleosidade. Essa “sujeira” se acumula e compromete o brilho natural dos cabelos. A solução é lavar constantemente e da maneira adequada, com os produtos apropriados para o seu tipo de cabelo.

Os produtos adequados para cabelos lisos

Cuidar dos fios lisos se torna muito mais simples e prático com a ajuda dos produtos certos. Para lavar, prefira sempre os melhores shampoos, com uma fórmula mais leve e suave, sem agentes condicionantes.

Se o seu cabelo é liso e não contém tinturas ou alisamento, não precisa de um produto agressivo para a lavagem. Escolha um shampoo mais leve e que cumpre a função de nutrir os fios e limpar o couro cabeludo ao mesmo tempo em que mantém os cabelos hidratados.

Para quem usa chapinha e secador, é indispensável utilizar cremes com proteção térmica, para evitar que os fios queimem ou fiquem danificados. Outra ajuda importante para manter os fios lisos disciplinados, sem aquela aparência de rebeldia, é um bom anti-frizz. Ele colabora para segurar os fios durante o dia inteiro.

Se você for utilizar produtos para crescer o cabelo, é importante ficar de olho para manter a oleosidade nos níveis certos.

As melhores técnicas para cuidar de cabelos lisos

Para lidar com os desafios de manter o cabelo liso e bonito, existem algumas técnicas simples e garantidas. Confira-as a seguir!

Lave os cabelos com água morna ou fria

Na hora de lavar os seus cabelos, evite usar água quente, que ressecará os fios e aumentará o frizz. Tomar esse cuidado, aliado à escolha de um shampoo de baixa hidratação e do uso de condicionador, que deve ser aplicado só nas pontinhas dos cabelos, fará uma grande diferença no resultado final.

Seque os fios com a cabeça abaixada

Quando estiver usando o secador, você pode conseguir mais volume e balanço para o seu cabelo. O segredo é secá-lo “de cabeça para baixo”, isto é, inclinar-se e jogar os cabelos para frente para secá-los a partir da nuca até a testa. Isso terá um efeito sobre a raiz do seu cabelo, deixando-o mais solto.

Porém, não esqueça os cuidados que se deve ter ao usar o secador: aplicar protetor térmico, manter o olho na regulagem da temperatura e garantir uma distância mínima de 15 centímetros para o seu couro cabeludo. Uma boa técnica para a pós-secagem é prender os cabelos em um coque e aplicar um jato de ar frio. Solte somente quando já estiver perto de sair.

Aplique shampoo seco na raiz dos cabelos

Uma pequena quantidade de shampoo seco aplicada no cabelo ajuda muito a conseguir mais volume para os fios. O segredo é fazer a aplicação diretamente no couro cabeludo e massagear com a ponta dos dedos para espalhar. Depois de alguns segundos, basta espalhar a espuma no comprimento e na ponta dos cabelos. O resultado é excelente.

As dicas para quem tem cabelos lisos

Se você tem madeixas lisas, deve saber que fazer hidratação regularmente, manter o corte em dia e usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo é fundamental para não sofrer com problemas capilares e para manter seu cabelo brilhoso e saudável.

Cuide da alimentação

Não basta usar produtos adequados e manter os cuidados com o cabelo se a sua alimentação não inclui ingredientes que ajudam a manter os fios saudáveis.

É fundamental ter uma dieta balanceada e ingerir diariamente alimentos que contenham nutrientes e vitaminas para os cabelos, que beneficiarão a saúde deles, influenciando no crescimento e na força dos fios.

O consumo de carnes magras, legumes, frutas e verduras é indicado para quem deseja ter cabelos saudáveis. Esses alimentos são ricos em proteínas, como a queratina, que é produzida pelo nosso corpo e que ajuda no crescimento dos cabelos e na vitalidade dos fios.

Não se descuide com a higiene

Cabelos lisos tendem a ser mais oleosos que os demais tipos. Por essa razão, é fundamental manter a higiene, cuidando deles diariamente, do couro cabeludo às pontas.

Lave o cabelo regularmente com produtos específicos e deixe as madeixas secarem da forma adequada.

Os erros que não devem ser cometidos em cabelos lisos

Abaixo, nós listamos algumas dicas do que não fazer para quem tem cabelos lisos. São algumas medidas simples que podem representar toda a diferença na hora de cuidar das suas madeixas. Veja!

Esquecer a hidratação

Fios ressecados pedem urgentemente por uma ou mais sessões de hidratação capilar. Você pode fazê-las em casa, com profissionais contratados ou ir a um salão de beleza. Só não pode esquecer-se de hidratar!

Hidratar é fundamental para recuperar as proteínas, a adiposidade e, claro, a água! Opte por máscaras e ampolas que contenham nutrientes necessários para uma boa hidratação.

Outra dica para quem precisa de uma recuperação intensa dos fios é fazer um cronograma capilar. Para segui-lo, você precisará alternar as máscaras que têm funções de reconstrução, nutrição e hidratação, nos intervalos de dois a quatro dias, variando conforme o estado e a saúde do cabelo.

Não manter o corte em dia

Ter madeixas bem cuidadas também significa saber usar a tesoura de vez em quando. E com sabedoria! Se você acha que seu cabelo está sem formato, é porque precisa atualizar o corte.

Uma das principais queixas de quem tem cabelos lisos e longos é a temível ponta dupla, muito comum em casos de ressecamento. Se esse é o seu problema, você já sabe que hidratar e nutrir os fios é fundamental, mas que precisa também retirar, ao menos, dois dedos das pontas. Se quiser elevar um pouco o visual, aproveite para investir em cortes modernos, com fios repicados ou desestruturados.

Passar condicionador, máscaras ou creme de pentear na raiz

Não cometa esse equívoco! Se o seu cabelo está seco, não é passando produtos de hidratação no couro cabeludo que você o salvará.

Os produtos de tratamento e finalização (máscaras hidratantes, condicionador, pomadas e creme de pentear) do cabelo devem ser usados com a distância de, ao menos, um ou dois dedos da raiz. A aplicação deve se concentrar apenas nos fios.

Essa dica vale para todos os tipos de cabelos, mas, como o cabelo liso tende a ser mais oleoso que os demais, o couro cabeludo tende a produzir ainda mais gordura quando entra em contato com produtos hidratantes.

Pentear de qualquer jeito

Não é porque seus fios são lisos que você dispensará o pente, não é mesmo? Eles também precisam ser desembaraçados.

Mas, ao pentear o cabelo liso, muita gente comete o erro de fazer isso de qualquer jeito, o que pode até quebrar alguns fios.

Penteie com cuidado e prefira os pentes de madeira, com cerdas mais largas. A madeira é o material mais indicado, pois ela retira a eletricidade dos fios, evitando que eles fiquem com aspecto de arrepiados.

“Esquecer” um pouquinho de creme nos fios

Sabe aquele truque de deixar um restinho de condicionador, de máscara ou de produto de tratamento no cabelo no enxágue?

Fuja dele! Não deixe resquícios de cremes no cabelo após o enxágue, pois isso pode deixar os fios pesados ou com uma aparência opaca. É claro que isso não vale para os cremes de pentear sem enxágue e leave-ins, que têm exatamente essa função de permanecer no cabelo após a lavagem.

Ter cabelos lisos, afinal, não é tão simples como muita gente pensa. A luta contra a oleosidade e os fios rebeldes, que se destacam e quebram a harmonia do penteado, exige cuidados e disciplina diários. Se você gostou desta lista de sugestões de como cuidar de cabelo liso, assine nossa newsletter para continuar acompanhando os nosso conteúdos.