Cabelos vermelhos

Cabelos vermelhos: 8 cuidados necessários

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

As cores vibrantes nunca saem de moda e são uma escolha poderosa para quem quer mostrar personalidade e causar impacto com fios incríveis.

Mas, assim como qualquer cabelo colorido, os cabelos vermelhos exigem uma série de cuidados especiais para que a cor se mantenha intensa por mais tempo e os fios não fiquem danificados.

Shampoo de limpeza suave, água fria e reconstruções frequentes são só algumas das medidas necessárias por quem optou por essa tonalidade, mas no final, todo o trabalho vale a pena.

Para ajudar você a lidar com a cor e manter seus fios sempre saudáveis, listamos 8 dicas infalíveis de cuidados. Confira!

1. Opte por shampoos de limpeza suave

Os tons avermelhados costumam desbotar mais do que as demais cores e, por isso, é comum que muitas mulheres se desesperem ao ver o vermelho indo para o ralo a cada lavagem.

A dica para diminuir esse desbotamento e manter o vermelho bonito por mais tempo é optar por shampoos mais hidratantes e de limpeza suave.

Outra opção é utilizar shampoo sem sulfato. Esse shampoo é usado por quem faz a técnica low poo, ele realiza uma limpeza mais suave mantendo o óleo natural no fio, minimizando o desbotamento da coloração.

Se você não segue uma rotina low poo, utiliza outros produtos que não são liberados para as técnicas e opte por utilizar shampoo sem sulfato, você deverá usar pelo menos uma vez por semana um shampoo comum, para que não haja acúmulo de silicones e petrolatos na sua fibra capilar, já que o shampoo sem sulfato não tem capacidade de retirar estas substâncias do fio.

2. Não lave todos os dias

Os cabelos coloridos tendem a desbotar a cada lavagem, então, se possível, é indicado que você não lave os fios todos os dias, para amenizar o desbotamento e manter a cor mais viva.

Quem tem cabelos oleosos e sofre com o acúmulo de oleosidade na raiz, pode apostar no shampoo a seco, uma solução prática e bastante eficiente no intervalo entre as lavagens.

3. Fuja da água quente e das fontes de calor

A água quente também é bastante maléfica para a saúde capilar. Ela estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo, aumentando a oleosidade da raiz, ao mesmo tempo em que abre as cutículas do comprimento, provocando o desbotamento e o ressecamento dos fios e deixando a cor opaca e sem vida.

As altas temperaturas dos instrumentos de calor, como o secador e a chapinha, também não são indicadas para quem tem cabelos vermelhos e, caso a utilização dos aparelhos seja inevitável, é fundamental que você utilize, antes, um protetor térmico.

4. Siga um cronograma capilar

A hidratação é fundamental para manter os cabelos mais bonitos e saudáveis, no entanto, por conta da coloração, o cabelo vermelho precisa de um cronograma capilar completo que supra todas as necessidades do fio e isso inclui utilizar máscaras de tratamentos de nutrição e reconstrução.

A reconstrução é importante, principalmente, nos casos em que o cabelo virgem não é naturalmente loiro e precisou passar por um clareamento para chegar ao vermelho.

O clareamento faz com que o fio perca massa, por isso é preciso investir em produtos que atuem na reposição de proteínas e aminoácidos essenciais, como a queratina.

Já a nutrição é responsável por devolver os lipídios perdidos, uniformizando a cutícula do fio para reter a hidratação e deixando a cor do cabelo muito mais brilhante.

5. Não esqueça do condicionador

Muitas pessoas acreditam que a máscara de tratamento substitui o condicionador, mas isso não é verdade. O condicionador apresenta uma função específica e é essencial em todas as lavagens.

A utilização do produto após a máscara vai garantir que as cutículas sejam seladas, retendo a hidratação, os nutrientes e a cor por mais tempo no fio. Isso quer dizer que, se você não utilizar o condicionador em todas as lavagens, sua coloração terá uma durabilidade muito menor.

Além disso, é interessante apostar sempre em produtos com pH baixo, entre 3,5 e 4,5, que conseguem fechar as cutículas mais efetivamente, prevenindo a porosidade.

6. Escolha produtos específicos para cabelos vermelhos

Já existe no mercado uma gama completa de produtos para cada tipo de cabelo, inclusive para cabelos vermelhos. Por isso, é importante sempre optar por alternativas desenvolvidas para as necessidades do seu fio.

As linhas para cabelos coloridos, normalmente, contam com ativos antioxidantes, que evitam a degradação do tom.

Além disso, já existem opções específicas para cabelos vermelhos, que atuam como matizadores, realçando a cor e permitindo um maior intervalo entre os retoques.

7. Aposte nos tonalizantes

Como já apontamos, a coloração vermelha apresenta um maior desbotamento em relação às outras cores, por isso, precisa de retoque constante.

O problema é que, muitas delas contém amônia, um componente necessário para que a pigmentação ocorra no interior do fio. Sendo assim, colorir os cabelos várias vezes em um curto espaço de tempo pode fazer com que ele fique extremamente fragilizado.

A melhor opção para manter o tom bonito e vibrante entre as colorações é apostar nos tonalizantes e matizadores que agem superficialmente no fio.

Matizadores funcionam como um creme hidratante com pigmento, que realça o vermelho sem agredir e ainda atua como uma hidratação.

Além disso, quem tem os fios naturalmente loiros pode dispensar a coloração tradicional e utilizar apenas o tonalizante, minimizando os danos desde a primeira aplicação.

8. Use produtos com proteção solar

A oxidação da cor é um processo natural, no entanto, alguns fatores podem acelerá-la – é o caso da radiação solar, que deixa o vermelho com uma aparência queimada e alaranjada.

A dica para evitar o problema e prolongar a cor é utilizar leave-ins e finalizadores com proteção UV sempre que se expor ao sol. Além disso, lenços e chapéus também são excelentes aliados nos dias ensolarados.

Os cabelos vermelhos são incrivelmente poderosos e deixam qualquer mulher com um visual despojado e moderno. No entanto, é importante seguir uma rotina de cuidados para diminuir os danos e impedir que a cor escorra pelo ralo.

Gostou do nosso post? Siga a Haskell no Facebook, no Instagram ou no Twitter e fique por dentro de todas as novidades de beleza.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.