cabelos ruivos

Cabelos ruivos: conheça os 6 cuidados necessários

Ter cabelos ruivos é o desejo de muitas mulheres, não é mesmo? As diferentes variações dessa cor conferem personalidade, poder e estilo próprio ao look feminino, e, por isso, há sempre alguém apostando no ruivo para transformar o visual.

A escolha por essa tonalidade reflete imediatamente uma mudança de hábitos. Ao optar pelos lindos fios avermelhados é importante saber que a rotina de cuidados que esse tom necessita é mais delicada. Porém, não se preocupe! Cuidar dos seus cabelos ruivos, seja ele natural ou não, é mais simples do que você imagina — e isso começa com pequenas mudanças no dia a dia.

A seguir, compartilhamos 6 dicas de cuidados que poderão ser incluídos em sua rotina para ter um ruivo perfeito. Que tal conferir?

1. Identifique o tom ideal para você

Com tantas opções de tonalidades de ruivo à disposição no mercado, é importante conhecer as variações disponíveis que mais favorecem cada tom de pele, para assim, deixar de lado o eterno medo de ficar artificial ou, ainda, de não combinar.

Mas vale ressaltar que, aqui, não há um padrão preestabelecido a ser seguido. Ou seja, não existe oito ou oitenta, todo tom de pele (e formas de fios) pode usar o ruivo. No entanto, a escolha da tonalidade vai depender muito do seu estilo e das suas características, mas é possível usar as dicas que separamos para fazer a melhor opção, confira:

  • pele clara harmoniza com tons mais abertos do ruivo, como o cobre alaranjado e castanho acobreado;
  • peles pardas ou médias têm um leque de possibilidades, podem apostar desde os tons avermelhados abertos e acobreados brilhantes, até os tons de acaju ou tons amadeirados, por exemplo;
  • pele morena combina com as tonalidades escuras, a dica é apostar nos tons de cereja fechado, chocolate e vinho;
  • pele negra, por sua vez, harmoniza com os tons de borgonha e marsala, assim como as tonalidades acobreadas intensas de púrpura.

Logo, busque informação, pesquise, tire suas dúvidas com um profissional experiente e escolha o melhor tom de ruivo para você, priorizando sempre o seu bem-estar.

Se você não quer uma transformação radical, uma excelente opção é começar com luzes ou reflexos bem suaves na raiz, deixando a cor original em complemento até se acostumar com o novo tom. Isso deixará um efeito mais delicado e suave. Que tal a dica?

2. Use produtos específicos para cabelos ruivos

Após a coloração, é indispensável aprender a cuidar do novo cabelo. Depois do processo, geralmente, os fios ficam fragilizados e, muitas vezes, ressecados. Porém, em ambas as situações, existem alternativas simples e viáveis.

Use produtos específicos e de qualidade para cabelos ruivos. Eles vão ajudar de forma particular na recuperação dos fios pelos danos causados no processo de coloração. Do mesmo modo, cuide dos estragos provocados pelas altas temperaturas de secadores, modeladores e chapinhas com o uso de protetores térmicos.

Não se esqueça, ainda, de investir em tonalizantes e matizadores para manter e preservar a cor dos seus fios. Esses dois produtos não contêm amônia em sua formulação, o que pode ser uma excelente alternativa para realçar a cor e permitir maiores intervalos para o retoque da tintura, certo?

3. Faça um cronograma pré-coloração

A utilização de procedimentos químicos nos cabelos se tornou uma prática recorrente para muitas mulheres. Alisamentos progressivos, relaxamentos e químicas em geral fazem parte do histórico capilar de algumas delas. Dessa maneira, cabelos que sofreram com esses processos necessitam de atenção e cuidados específicos, por ficarem sensíveis.

Logo, antes de colorir seu cabelo e adotar tons de ruivo — independentemente de ter feito procedimentos químicos anteriores ou não — é indispensável preparar os fios para enfrentar o processo de coloração com bom desempenho.

Dessa forma, um cronograma pré-coloração, que inclusive pode ser orientado por um profissional, se torna necessário para evitar malefícios aos fios. Isso porque cabelos em condições ruins ou fracos não suportarão o impacto da coloração e os resultados poderão ser danos mais intensos, como o corte químico.

4. Lave corretamente o cabelo

O cabelo ruivo, assim como a maioria dos cabelos, não necessita de lavagem diária — muito menos de lavagem com água quente. Adotar essas práticas compromete diretamente a saúde dos fios, deixando-os extremamente danificados, quebradiços e opacos pela perda de nutrientes e exposição ao calor.

Dessa forma, o indicado é estabelecer um calendário de lavagem correta para intercalar as necessidades dos fios. Investir em penteados modernos e atemporais, inclusive, em shampoos a seco, vai ajudar a manter o cabelo bonito, limpo e saudável.

5. Hidrate o cabelo frequentemente

Cabelos delicados e tingidos, como os ruivos, tendem a ficar mais ressecados e menos definidos após os processos de coloração. Por isso muitas mulheres acabam adiando a ideia de mudar o visual para evitarem danos.

Cuidados intercalados de hidratação, nutrição e reconstrução são imprescindíveis antes e após o procedimento. Então, busque auxílio de uma linha de tratamento para cabelos ruivos (vale para as ruivinhas naturais também). Esses produtos vão ajudar a recuperar e manter a maciez, o brilho e a saúde dos seus fios.

6. Proteja o cabelo

Existem diversos fatores externos que influenciam o surgimento de manchas e desbotamentos dos cabelos, sendo o mais comum o sol. Logo, é muito importante utilizar produtos, como protetores solares específicos que, além de cuidar da fibra capilar, protegem os fios de possíveis alterações da cor escolhida.

Outro fator modificador que merece cuidado é o cloro das piscinas. Esse agente dificulta a preservação da tonalidade do cabelo ruivo, danificando a cor. Ao entrar em contato com os fios desprotegidos, o cabelo tende a ficar com uma aparência alaranjada (a famosa cor de salsicha). Para impedir que isso ocorra, evite o contato dos fios com a água da piscina em excesso ou, então, use um leave-in, que oferece essa proteção.

Pronto! Agora você conhece os principais cuidados para ter cabelos ruivos perfeitos. Adaptar a sua rotina com as nossas orientações para oferecer cuidados aos seus cabelos fará toda a diferença na saúde, na beleza e na preservação da cor dos seus fios.

Portanto, siga as nossas dicas, avalie quais são as melhores opções para o seu cabelo e busque uma empresa fornecedora amiga, que disponibilize todo o suporte para desenvolver produtos com qualidade e excelência para você.

Gostou deste artigo? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos como este. Estamos no Facebook e no Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.