cabelos no outono

  Como cuidar dos cabelos no outono? Descubra aqui!

O outono não é só a estação em que as folhas caem no quintal, mas os fios do seu cabelo também. Nesse período de mudanças constantes, o cabelo fica mais sujeito a diversos fatores que não só ressecam, mas fazem ele cair. Por isso, é muito importante cuidar dos cabelos no outono.

Neste artigo, confira como fazer isso e o que é melhor evitar para que ele fique lindo nessa estação e no ano todo.

Outono: quando as folhas caem e os cabelos também

O outono é uma época de transição. Estamos saindo de um período muito quente e indo para uma estação fria. Por isso, ele tem características tanto do verão, como do inverno. Para você ter uma ideia, nosso outono — que vai de março a maio — é uma verdadeira salada mista.

No país, podemos ter muita chuva no norte e nordeste, e nada nas outras regiões. Alcançamos temperaturas quentes, amenas e — nas regiões serranas — até abaixo de 10 °C. Sem falar nas mudanças bruscas que fazem a gente sair de blusa de frio de manhã, tirá-la no almoço e tornar a vesti-la à noite. Se nós mal aguentamos, imagina o cabelo!

O estado dos seus fios dependerá bastante de onde você mora, mas geralmente o outono é uma estação seca. Isso significa que seu cabelo fica sujeito à poluição e ao ressecamento, o que o torna opaco e com a raiz enfraquecida, levando à queda.

Dicas: como cuidar dos cabelos no outono

Ninguém quer sofrer com a queda de cabelo, certo? Por isso, existem algumas dicas que podemos seguir para cuidar dele durante essa estação tão instável.

Faça uma reconstrução

Para começar o outono bem é importante analisar seu cabelo. Se ele está danificado, as cutículas do cabelo ficam abertas. Isso faz com que não retenham água e proteínas, fazendo com que fique sem brilho e quebradiço. Já se o seu cabelo passou por algum tratamento químico, o risco é ficar poroso e reter mais água do que deve.

Para resolver, pode ser que você precise de uma reconstrução com um especialista. Além disso, se perceber que os fios estão caindo demais procure um tricologista ou dermatologista, pois as causas podem ser outras.

Cuidado com o secador

Em um cabelo ressecado, a dica é recuperá-lo primeiro antes de usar secador, chapinha ou babyliss. O ideal é também usar com menor frequência esses aparelhos para evitar o aumento do ressecamento. Porém, se você precisa secar o cabelo depois do banho, use um leave-in para proteger os fios do calor e escolha uma temperatura intermediária.

Use máscaras de nutrição

As máscaras de nutrição são as melhores amigas do seu cabelo no outono. Elas ajudam a recuperar a maciez e o brilho, por isso o ideal é usá-las uma vez na semana. Outra dica é aderir ao mousse hidratante depois do banho e aos cremes termoprotetores antes da chapinha — eles manterão a umidade do cabelo e impedirão a queda. Além disso, você pode escolher opções com nutrientes vegetais como manteiga de cacau ou óleo de coco.

Nada no couro cabeludo

O couro cabeludo precisa estar forte para que o cabelo não caia. Por isso, ative a circulação sanguínea nessa área com produtos específicos e até massagem capilar. Couro seco também tende à caspa e fica pior se combinado com água quente.

Se você não abre mão desse banho quente no outono, prepare-se para produtos anticaspa. Outra dica é passar condicionadores e cremes — mesmo os sem enxágue — da metade para baixo do cabelo. Assim, o couro não corre o risco de descamar.

Utilize produtos com queratina

O cabelo é feito de células que produzem queratina. Ela é quem garante que os fios fiquem fortes, resistentes e bonitos. A camada mais externa do fio é a cutícula — barreira fina e cheia dessa substância — que dá o brilho e a maciez.

Mas se o outono tende a ressecar o cabelo e deixar essa cutícula aberta, sem poder segurar nutrientes e barrar a sujeira, você pode dar uma força escolhendo produtos ricos em queratina que sustentarão os fios.

Use uma linha específica

Todo cabelo fica melhor quando você usa uma linha feita para ele. Isso é importante porque os tipos de cabelos não são iguais. Por isso, contar com o produto certo permite que você use os componentes corretos para torná-lo mais forte.

Escolha um penteado

No outono o cabelo está sujeito ao frizz por estar muito seco. Por isso, se está difícil recuperá-lo ou se ele está desalinhado por natureza, você pode contar com penteados a seu favor. Nessa época, estilos presos como rabo de cavalo, trança e coque são bem-vindos por disfarçar o estado do cabelo e deixá-lo bonito ao mesmo tempo, trazendo elegância ao visual.

O que você não deve fazer nessa estação

Assim como existem dicas a seguir, também há o que não fazer nos cabelos no outono.

Evite a água quente

Tomar banho na água quente não é indicado para a pele e nem para o cabelo. Ela remove a oleosidade natural, mas também pode dar um efeito rebote no couro cabeludo, que ao ficar mais seco, tende a produzir mais óleo. Por isso, sempre prefira água morna e procure não lavar o cabelo todos os dias.

Não colabore com o frizz

Usar chapéus, tocas e gorros no outono é lindo, mas eles tendem a aumentar o atrito com o cabelo. Isso significa mais frizz. Portanto, procure evitá-los ou, pelo menos, não use antes de um penteado solto.

Atenção no banho

Evite tomar banho muito tarde da noite, assim você não dorme com o cabelo molhado e não precisa usar secador. Além disso, não escove o cabelo úmido porque a tendência é que ele quebre mais. Por fim, lave o cabelo conforme está acostumada. Nem mais, nem menos, pois ele pode ficar mais oleoso ou com mais frizz dependendo da frequência de lavagem.

Os cabelos no outono exigem cuidados, mas nada que seja difícil. Com algumas boas práticas, você consegue mantê-lo hidratado e brilhante mesmo na estação seca e deixá-lo forte para enfrentar o inverno que vem a seguir.

Gostou do post? Deixe seu comentário e conte o que você faz para deixar seu cabelo bonito no outono!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.