cabelos longos

Veja 11 cuidados especiais necessários com cabelos longos

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Ter cabelos longos e lindos não é tão difícil quanto parece, mas, assim como tudo na vida, é necessário dedicar alguns cuidados a isso.

Independentemente da estrutura dos seus fios — finos, grossos, lisos ou crespos —, mantendo bons hábitos e tendo consciência de que até aquilo que ingerimos influencia o seu aspecto, é completamente possível conquistar cabelos tão (ou mais) longos que os da Rapunzel. Sendo assim, preste atenção nas orientações a seguir. Boa leitura!

1. Alimente-se corretamente

Uma das principais formas de alguém conseguir ter cabelos longos de dar inveja é cuidando bem da própria alimentação, já que muitos nutrientes vêm de dentro para fora do corpo. Na relação com a comida, você deve pensar no seu organismo como um carro que está precisando de combustível para andar.

Quanto melhor a gasolina, mais satisfatório será o desempenho dele. Já usando um combustível sujo e adulterado, é possível que ele não consiga funcionar tão bem e ainda dê problemas.

Escolha opções saudáveis para o seu prato e diminua (não é preciso cortar!) o consumo daquilo que você já sabe que não tem valor nutricional algum. Legumes e vegetais contêm vitaminas e minerais essenciais para que órgãos e hormônios funcionem bem. A água pura é outro item essencial e devemos ingerir em torno de dois litros por dia.

Caso você queira se certificar de que está tudo em ordem com o seu corpo e que nenhum nutriente está faltando, peça para um médico passar um hemograma completo.

2. Use produtos específicos

Ao mesmo tempo em que você se importa com a parte interna, cuide da parte externa também. Isso quer dizer que será importante ter uma atenção específica com os fios, utilizando cosméticos apropriados para cabelos compridos.

Você já percebeu que alguns cavalos costumam ter a cauda e a crina lindas, com um brilho espetacular? É um costume usar neles produtos específicos, que tenham vitaminas, para dar força e que colaborem para a sedosidade.

Há uns anos, certas mulheres perceberam isso e passaram a testar os shampoos, a fim de conseguirem os mesmos resultados. Com o tempo, a indústria da beleza foi percebendo esse comportamento e resolveu investir em cosméticos com os mesmos princípios, mas que tivessem um uso mais adequado para humanos.

Assim, procure por shampoos e condicionadores como o Cavalo Forte, da Haskell, que tem como um dos ingredientes especiais a biotina. Outra dica é usar também cosméticos que contenham óleo de rícino (ou mamona) nos seus ativos, como as linhas Mandioca e CBA Amazônico, também da Haskell. Esse componente é usado há décadas com a finalidade de ajudar os cabelos e as barbas a crescerem.

Na dúvida, tenha os dois tipos de produtos em casa e intercale em cada lavada. Desse modo, os fios sempre reagirão bem aos componentes.

3. Faça uma hidratação periódica

Máscaras de hidratação têm ingredientes mais fortes para garantir um cuidado mais eficiente. Ir ao salão de vez em quando para garantir uma nutrição mais potente fará a diferença no resultado.

Todavia, se a intenção for economizar um pouco nos gastos, é possível fazer esse trabalho em casa também. Para isso, basta investir em cosméticos adequados à estrutura capilar. É possível usar a máscara enquanto você toma banho mesmo. Lave os cabelos com shampoo, retire o produto e o excesso de água e passe-a. Prenda os cabelos com uma presilha e deixe agir alguns minutos, enquanto você lava o corpo. Depois, retire tudo.

No entanto, para intensificar ainda mais o resultado, é bom deixar o produto agir por, aproximadamente, 15 minutos, fora do banho, com a ajuda de uma touca térmica. O calor ajuda a abrir as fibras capilares para que os nutrientes penetrem com mais facilidade.

4. Realize um cronograma capilar

Além de focar só na hidratação, você pode investir no cronograma capilar, seja em um salão, seja em casa. Trata-se de uma sequência de cosméticos que você deve aplicar nos fios conforme a necessidade do seu cabelo, em dias alternados, por quatro semanas.

Basicamente, você vai intercalar entre hidratação, nutrição e reconstrução. O processo de aplicação é igual ao tópico anterior, em que ensinamos sobre a hidratação. Contudo, você vai variar os cosméticos entre os banhos. A ordem e a frequência de cada produto dependem da necessidade do seu cabelo.

5. Corte as pontas vez ou outra

Ainda que pareça contraditório dizer para alguém que quer deixar o cabelo crescer para cortar as pontas, vez ou outra, é essencial fazê-lo para garantir a força e o aspecto saudável. É que, com o tempo, o cabelo vai formando pontas duplas, ficando fraco e sem muita vida.

Especialistas da área afirmam que o ideal é fazer isso a cada três meses, já que os fios costumam crescer um centímetro por mês. Se você tiver certo receio em começar a fazer os cortes nesse curto espaço de tempo, tente iniciar o processo dando um espaçamento maior e veja como o seu cabelo reage à estratégia.

No entanto, saiba que o corte ajuda a renovar os fios, o que tende a acelerar o processo de crescimento. Caso o cabelo tenha química, isso se torna ainda mais importante, já que as pontas costumam ficar quebradiças com o tempo.

6. Use um reparador de pontas

Ainda que cortar as pontas também esteja entre as estratégias para cuidar dos cabelos longos, sabemos que existe um período certo de intervalo entre um corte e outro para que você não apare demais e perca o seu comprimento. Nesse sentido, o melhor aliado que se pode ter para cuidar das pontas é um reparador.

Ele funciona como um gel para ajudar a reestruturar os fios, evitando, assim, as pontas duplas. Quando você faz o uso do reparador e mantém a periodicidade dos cortes em dia, pode notar o quanto as pontas ficam mais uniformes, macias e menos ralas. Esse efeito deixa o cabelo com um aspecto de ser saudável e muito bem tratado.

7. Tenha cuidados básicos diários

Existem cuidados básicos que não são difíceis e devem ser lembrados diariamente. Evite dormir com os fios ainda molhados ou úmidos. Como o cabelo fica mais flexível, esse hábito pode fazer com que ele quebre facilmente e fique mais fraco. A prática pode também ajudar na proliferação de fungos e bactérias, causando alguma disfunção capilar.

Também, na hora de dormir, mesmo que ele esteja seco, é importante cuidar para não quebrar ou dar nó durante a noite. Uma dica é fazer uma trança, sem apertar muito, com um elástico macio para as pontas. Além de as madeixas não embaraçarem muito assim, o cabelo fica com um aspecto bonito ao acordar.

Esse truque da trança pode ser usado também por aquelas pessoas que fazem academia, já que as movimentações e o suor excessivo colaboram para que os fios, principalmente os mais finos, emaranhem-se com facilidade. O principal problema quando isso acontece é conseguir tirar os nós sem prejudicar os cabelos.

8. Evite o estresse

Quando a pessoa se estressa muito, um hormônio chamado cortisol fica em quantidade muito alta no organismo. Isso prejudica muitas funções do corpo, inclusive, pode fazer com que haja queda capilar.

Assim, cuidar da mente é mais uma dica importante para os objetivos de ter cabelo comprido, como o da Rapunzel. Para evitar o estresse alto, invista em atividades que colaborem para o seu bem-estar, como uma corrida, yoga ou meditação. Quanto a esse último, existem diversos aplicativos de celular grátis que ajudam a pessoa a fazer os exercícios corretamente.

9. Tenha atenção à lavagem

Ao lavar, tenha atenção à temperatura da água, pois, quando muito quente, ela pode danificar os fios. No entanto, a gelada pode estimular a oleosidade. Além disso, use shampoos e condicionadores adequados para o seu tipo de cabelo, seja liso, seja ondulado, seja cacheado, seja ressecado, seja oleoso, entre outros. Os cremes nunca devem ser aplicados perto da raiz, sempre nas pontas.

Ademais, utilizar produtos antipoluição uma vez por semana ou ao sentir que o cabelo está muito sujo ajuda a retirar os resíduos mais densos dos fios. Contudo, use com moderação, pois o excesso pode desidratar as mechas ou desbotar a química, caso você tenha algum procedimento nos fios.

10. Desembarace os cabelos corretamente

O melhor jeito de desembaraçar os cabelos, sem causar danos ou quebrá-los, é utilizando um pente ou escova de madeira e com cerdas largas. Comece sempre de baixo para cima com poucas mechas nas mãos. Assim, você evita arrebentar o seu cabelo. Além disso, aproveite para desembaraçar após aplicar um leave-in, pois isso ajuda na flexibilidade do fio.

11. Seque o cabelo com cuidado

O melhor horário para lavar os cabelos é de manhã, pois, assim, eles têm o dia todo para secar tranquilamente, desde que você não o amarre ou abafe o couro cabeludo com toucas, bonés e outros. No entanto, caso seja inevitável lavar mais tarde ou prendê-los depois do banho, é ideal fazer a secagem do cabelo. Porém, tenha cuidado durante o processo.

Os fios molhados ficam frágeis. Por isso, até as toalhas podem arrebentar o seu cabelo. Use um tecido macio (como de algodão) e não esfregue ou torça as mechas. Faça um pouco de pressão para tirar o excesso de umidade e aplique um protetor térmico. Na sequência, use o secador a um palmo de distância do cabelo, evitando temperaturas muito altas. Finalize com um jato frio no topo da cabeça para evitar o frizz.

Cabelos longos são lindos, mas, como visto, precisam ser bem cuidados para que exista vitalidade. Sendo assim, siga todas as nossas sugestões e conquiste, em alguns meses, os fios dos seus sonhos!

Então, quer saber mais sobre o quanto a Haskell investe na saúde e na beleza capilar? Visite o nosso site para conhecer a variedade de produtos que oferecemos para os cuidados com o seu cabelo longo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. ameii as dicas , são bem interessantes , amei o seu blog <3 quero mais dicas como está
    , afinal evitar o estresse é bem fundamental para diminuir a queda capilar!
    se quiserem acessar meu blog , aqui está https://comocrescercabelorapido.blogspot.com/
    CORRE lá , tem coisas interessantes que podem servir pra você! <3

    1. Oi, Suzany! Ficamos felizes de saber que está gostando das nossas dicas! Obrigada pelo carinho e confiança em nossa marca! 😉😘

      1. Avatar

        Como queria ganhar a linha liso forte e encorpa cabelo da haskell amei…

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.