Quem nunca viu uma foto de um cabelo com luzes e ficou com vontade de fazer o mesmo que atire a primeira pedra. Mas, só quem já colocou essa vontade em prática sabe como esse procedimento pode danificar os fios e demandar um cuidado especial.

Com algumas dicas e produtos esses cuidados com os fios podem ficar mais fáceis e tranquilos de serem realizado. Pensando nisso, criamos este post com 5 cuidados fundamentais em cabelos com luzes para te ajudar a deixar seus fios bonitos e saudáveis. Confira.

1. Utilizar o shampoo e condicionador adequado para esse tipo de cabelo

Com o passar dos anos, o mercado de cosméticos vem se desenvolvendo cada vez mais e hoje é possível encontrar produtos desenvolvidos especialmente para cada tipo de cabelo. No caso dos fios com luzes, por ser um procedimento agressivo que pode danificar as madeixas, é comum que o cabelo fique opaco, ralo e ressecado.

Por isso, é essencial usar shampoo e condicionador adequado para esse tipo de cabelo. Esses produtos ajudam a restaurar a saúde dos fios, deixando-os macios, bonitos e brilhantes. Além disso, atualmente, os itens para cabelos com luzes ajudam a matificar os fios, evitando que fiquem amarelados.

Para não ter erro, na hora de comprar os produtos basta ler os rótulos e sempre optar por aqueles que são específicos para cabelos com luzes. Outra dica é pedir indicação para o profissional que fez o procedimento ou, até mesmo, da loja de cosméticos.

2. Fazer hidratação regularmente

Como comentado acima, o processo de fazer luzes no cabelo pode danificar e ressecar os fios. Esse é um procedimento considerado agressivo, e por isso, o cabelo com luzes deve receber diversos cuidados para manter a saúde e beleza das madeixas.

Um dos cuidados mais comuns é a hidratação, ela repõe a água e vitaminas, deixando os fios macios e brilhantes. Para isso, basta escolher uma máscara que seja indicada para esse tipo de cabelo, já existem algumas no mercado que além de hidratar matificam os fios, removendo o aspecto amarelado.

Outra dica é apostar em um cronograma capilar. Ele consistem em criar uma agenda de cuidados com os fios, intercalando entre hidratação, nutrição e reconstrução. A etapa da nutrição consiste em usar produtos que ajudem a repor os nutrientes perdidos, para isso podem ser usados cremes, óleos naturais e até misturinhas caseiras.

No caso da reconstrução são itens que tem como função repor a massa perdida. Neste caso, o mais comum são os cremes e máscaras com queratina na fórmula, ou até mesmo o ingrediente na versão líquida. A alternância entre os cuidados dependerá da necessidade de cada fio.

3. Tomar cuidado com a chapinha e o secador

Uma das características mais comuns dos cabelos com luzes é o ressecamento, especialmente nas pontas. Como falamos acima, o processo de descoloração afeta a saúde dos fios e pode deixá-los danificados, e se não cuidados podem piorar cada vez mais. Quem tem o hábito de usar aparelhos de altas temperaturas, como chapinha e secador, sabe que a tendência é que os fios fiquem ainda mais quebradiços.

Os cabelos com luzes tendem a ficar ainda mais danificados ao usar chapinha e secador, para que isso não aconteça alguns cuidados devem ser tomados. Evitar usar na temperatura máxima é um deles, opte sempre por temperaturas médias e no caso do secador mantenha certa distância dos fios.

Outra dica é usar um protetor térmico antes dos aparelhos, esse produto cria uma camada protetora impedindo que o calor danifique os fios.

Ao lavar os fios, as altas temperaturas também devem ser evitadas. Além de ressecar o cabelo, ela tende a aumentar a oleosidade, fazendo com que as madeixas fiquem sujas mais rapidamente. Para isso, opte sempre por lavar o cabelo com água de morna à fria.

4. Escolher sempre um bom profissional

Os procedimentos que envolvem tinturas e descoloração, como as luzes são agressivos e muitas vezes prejudiciais aos fios. Por isso, a escolha do profissional que fará é essencial para que o resultado de seja de qualidade.

Para isso, alguns pontos essenciais devem ser levados em consideração antes de realizar esse tipo de procedimento:

  • peça indicações: uma dica importante para escolher um bom profissional é pedir indicações. Quem já fez procedimentos e conhece os cabeleireiros saberá indicar qual é o melhor e mais confiável;
  • converse com o profissional antes: outro ponto importante é conversar com o profissional antes do procedimento, assim o cliente conhece as técnicas, tira dúvidas e descobre se ele realmente sabe o que está fazendo;
  • cheque se os produtos utilizados são de qualidade: como comentamos, o processo de descoloração é agressivo e pode danificar os fios. Produtos de baixa qualidade aumentam as chances de quebrar o cabelo, por isso sempre cheque quais marcas o profissional usa.

5. Realizar cortes periódicos

Você já ouviu falar que cortar o cabelo faz ele ficar mais saudável e crescer mais rápido? Pois fique sabendo que é verdade. Ao cortar as pontas ressecadas e danificadas, removemos a parte que está fazendo mal ao fio. Dessa maneira os produtos aplicados e os óleos naturais produzidos pelo nosso organismo conseguem desempenhar suas funções.

Quando aparamos as pontas removemos também aquelas pontas duplas e as partes quebradas dos fios. Por isso, não tenha medo de cortar, esse é um procedimento benéfico para os cabelos que irá deixá-lo saudável e potencializar o crescimento. Alguns profissionais recomendam que esse corte seja feito a cada 3 meses, mas depende da saúde e necessidade das madeixas.

Outro ponto importante durante os cuidados em cabelos com luzes é usar sempre produtos de qualidade. De nada adianta investir em um bom profissional se na hora de tratar os itens não são bons. Para isso, invista sempre em marcas confiáveis e tradicionais no mercado, assim não corre o risco de danificar os fios em vez de tratá-los.

Agora que você já sabe 5 cuidados fundamentais em cabelos com luzes já pode começar a colocá-los em prática, não é mesmo? Aproveite e confira nossas linhas e produtos, contamos com itens desenvolvidos especialmente para cada tipo de cabelo e com ingredientes específicos para o cuidado dos fios.