cabelo sem volume

Cabelo sem volume? Confira nossas 10 dicas para dar mais volume para os seus fios

Powered by Rock Convert

É comum um cabelo sem volume em pessoas que têm fios lisos e finos. No entanto, para quem deseja mais preenchimento das mechas, é possível reverter essa situação encorpando mais os fios e utilizando os produtos certos em casa. É claro que será necessário mudar alguns hábitos, caso você não os faça, porém nada trabalhoso.

A falta de volume pode acontecer por vários motivos, como espessura dos fios naturalmente finos, genética, queda capilar ou uso de cosméticos não apropriados para o seu cabelo. Porém, há quem goste desse estilo de mechas escorridas, mas, em contrapartida, têm quem busque truques para dar mais movimento ao cabelo.

Por isso, criamos este artigo com 10 dicas especiais para resolver o seu cabelo sem volume e ajudar a encorpar os fios. Boa leitura!

1. Aplique um leave-in após lavar

O leave-in ajuda a proporcionar volume aos fios, principalmente nos cacheados sem muita definição. No entanto, vale destacar que o seu uso deve ser com moderação, pois, geralmente, eles contêm óleos e podem dar o efeito oposto no cabelo. Portanto, a melhor forma de utilizar é escolher um específico para fios finos.

Na aplicação, retire o excesso de umidade com uma toalha, depois coloque nas mãos uma quantidade e distribua no comprimento das mechas, como se estivesse penteando com os dedos sem tocar na raiz. Nesse sentido, evite aplicar diretamente o produto no couro cabeludo.

2. Atenção à temperatura da água

Esse tópico é sempre uma dúvida para muitas pessoas. Qual a temperatura ideal para o cabelo? Pois bem, a água quente tira a oleosidade e causa o efeito rebote no couro cabeludo, produzindo ainda mais sebo na raiz. Além disso, ela acelera a perda de nutrientes, resultando em frizz e cabelos opacos.

Por isso, o ideal é lavar os cabelos com água morna e, apenas, no último enxágue utilizar água fria, para assim selar as cutículas capilares. Essa dica é válida para todos os tipos de cabelo, de lisos a crespos, sem ou com volume!

3. Cuidado ao pentear

Sempre dê prioridade aos pentes ou escovas com cerdas largas e, preferencialmente, de madeira, pois evitam atritos com os fios prevenindo os frizz. Entretanto, comece a pentear as pontas para tirar os nós e suba até a raiz aos poucos. Para quem tem cachos, os famosos pentes garfos são essenciais para dar volume próximo ao couro cabeludo e modelar as mechas.

4. Escolha os cosméticos certos

Um erro muito comum é não usar os cosméticos indicados para o seu tipo de cabelo. A consequência disso é correr o risco de um efeito oposto ao desejado, como perder ou ganhar volume nos cabelos, deixar os fios oleosos ou ressecados, desalinhar as mechas, entre outros inconvenientes.

Portanto, se a intenção é dar volume aos fios, você precisa usar produtos leves, como um shampoo para cabelos finos e sem silicone. Do contrário, outros cosméticos podem ter mais ativos diferentes que vão aumentar a oleosidade e pesar o seu cabelo. Nesse caso, prefira os neutros ou específicos para volumização.

Powered by Rock Convert

5. Faça cortes regularmente

Para um cabelo sem volume, as melhores opções de corte são os médios e repicados. Dessa forma eles dão mais movimento às mechas sem ter aquele peso do cabelo comprido. Sendo assim, é interessante visitar o seu cabeleireiro com uma certa frequência para manter o corte sempre em dia.

Contudo, quando quiser tirar o volume do cabelo, basta mudar para um corte com menos camadas, assim o peso se equilibrará nas pontas. Uma dica é desfiar as pontinhas como se desse textura a elas, sem perder o movimento, mas controlando o volume intenso.

6. Invista no babyliss ou chapinha

Essas duas ferramentas são boas aliadas para dar volume aos fios. Depois de lavar e secar os cabelos, você pode usar um babyliss para formar cachos e finalizar com um fixador leve. No entanto, se preferir menos cachos, pode utilizar a chapinha para criar ondulações, finalizando da mesma maneira.

Ao longo do dia pode não durar as ondas ou o encaracolado, porém a volumização vai se manter por mais tempo, sem perder a movimentação dos fios.

7. Lave os fios em dias alternados

Os fios finos, geralmente, são mais oleosos. Por isso, para controlar a oleosidade sem perder a hidratação natural do cabelo, procure lavar em dias alternados. Em alguns casos, é possível dispensar o uso de condicionadores, o que deixa os cabelos mais leves para ganhar volume, já que o leave-in tem a quantidade suficiente para hidratar os fios.

8. Seque corretamente o cabelo

A secagem do cabelo está diretamente relacionada à finalização dele. Por isso, seque da forma certa, que seria primeiro tirar a umidade com a toalha. Nesse ponto, procure não torcer os fios – para evitar a quebra –, apenas pressione a toalha delicadamente. Depois aplique o leave-in e, na sequência, o secador.

É importante lembrar que a distância segura e saudável do secador à cabeça é de 15 cm, em média, com o jato não muito quente. Para dar volume seque com a cabeça inclinada para frente ou posicione o aparelho de baixo para cima, próximo a raiz. Finalize com um jato frio para prevenir o frizz.

9. Utilize um condicionador leve

Em geral, os cremes para os cabelos devem ser usados com cuidado quando se tem fios finos e quer ganhar volume. Afinal, as fórmulas que dizem no rótulo serem super hidratantes ou alisadores, geralmente, tem mais óleo e silicone. Consequentemente pesará nas suas mechas tirando o volume.

10. Use um shampoo antirresíduos

Como último truque para dar aquele volume no seu cabelo, use um shampoo antirresíduos ou antipoluição. Esse tipo de fórmula ajuda a limpar profundamente os fios, tirando o que ficou de outros produtos, impurezas do ar e demais sujeiras. No entanto, vale utilizar uma vez por semana ou quando sentir necessidade, pois mais do que isso pode ressecar e tirar a proteína do cabelo, tendo como resultado: fios opacos.

Por fim, se não é o seu caso um cabelo sem volume e quer diminuir ou controlar a vultuosidade dos seus fios, vale a pena ter os cuidados básicos com as mechas, como citamos. Contudo, você deve dar prioridade para cosméticos com essa finalidade, como as pomadas, para assentar os fios e mousse para unificar as fibras. Ambos devem ser usados com moderação para não deixar oleosidade.

Agora que você sabe como dominar o seu cabelo, seja para aumentar ou diminuir o volume, por que não entrar em contato com a gente e descobrir os melhores produtos para o seu tipo de fio?

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.