cabelo seco

Cabelo seco: veja os principais cuidados que se deve ter

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Existem diferentes tipos de cabelos e com isso vem os cuidados para cada um. Apesar da rotina diária ser basicamente a mesma para todos, existem alguns produtos e tratamentos específicos que fazem com que os fios permaneçam saudáveis. O cabelo seco é caracterizado por ser opaco, áspero, quebradiço e fácil de embaraçar.

Por isso, produtos hidratantes, óleos vegetais e até mesmo uma alimentação balanceada podem ser necessários para que os cabelos secos fiquem bonitos e macios. Mas, para que esses cuidados aconteçam, também é essencial observar as necessidades e o que é mais adequado em cada momento.

Pensando nisso, criamos esse post com os principais cuidados que se deve ter com o cabelo seco. Confira.

Utilize produtos específicos

Nos últimos anos, o mercado de cosméticos cresceu consideravelmente e, por isso, hoje é possível encontrar linhas de produtos específicos para cada tipo de cabelo. Cada item é desenvolvido com ingredientes que ajudam nos cuidados e na saúde dos fios, com o cabelo seco não é diferente.

Sendo assim, um dos principais cuidados que se deve ter é comprar produtos para cabelo seco. As fórmulas são ricas em óleos e ativos que ajudam a repor a água e os nutrientes perdidos ao longo dos dias. Basta ler os rótulos e seguir as recomendações dos fabricantes para se ter os melhores resultados.

Um ponto importante é evitar produtos indicados para cabelos oleosos. Eles removem a oleosidade e a hidratação natural dos fios, que já está em falta no cabelo seco, piorando a aparência opaca e provocando a formação de nós.

Saiba a hora certa de cortar

É comum que as mulheres evitem a tesoura e tenham medo de cortar e perder muito comprimento. Mas cortar o cabelo, mesmo que só as pontinhas, ajuda a mantê-lo saudável, fortalece os fios e auxilia no crescimento. Por isso, um cuidado essencial para cabelo seco é saber a hora certa de cortá-lo.

Use um bom protetor térmico

Um dos principais inimigos do cabelo seco são as altas temperaturas, sejam elas causadas pelo sol ou por ferramentas de calor. Por isso, é sempre importante usar produtos que são protetores térmicos, que criam uma barreira e ajudam a evitar que o calor atinja os fios diretamente.

Atualmente, já existem diversos finalizadores que contam com essa proteção, eles podem ser encontrados nos formatos de spray, mousse, creme ou sérum. O ideal é aplicá-los sempre que for expor as madeixas ao calor, seja por meio de aparelhos como secador, babyliss e chapinha, ou quando for sair ao sol.

Para quem tem o cabelo seco, é importante evitar o uso de aparelhos de altas temperaturas. Mas, caso opte por usá-los, prefira sempre deixar em um grau mais baixo para que não danifiquem muito os fios e sempre aplique o protetor térmico antes, para criar uma barreira de proteção.

Aposte em um cronograma capilar

O cronograma capilar, atualmente, é um dos principais aliados nos cuidados com o cabelo. Ele consiste em criar uma agenda de tratamentos intercalando hidratação, nutrição e reconstrução. Ele pode ser semanal, quinzenal ou mensal e vai depender da necessidade dos seus fios.

Criar um cronograma capilar é bem simples e pode ser feito em casa. Basta ter uma agenda ou um calendário para anotar os cuidados e os produtos necessários. Dentre os itens, estão máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, óleos vegetais e até mesmo ingredientes caseiros, como ovos, maisena, azeite e babosa.

Faça dos óleos seus aliados

Como mencionado acima, os óleos vegetais são recomendados para entrar na rotina do cronograma capilar. Essa substância ajuda a repor nutrientes, além de dar mais brilho e maciez aos fios. Eles podem ser usados de várias maneiras, ao longo do dia, para dar mais forma, misturando-os a máscaras hidratantes ou finalizadores, ou fazendo umectação.

A umectação é uma forma de aplicar o óleo nos fios e deixá-lo por certo tempo para que eles possam absorver todos os benefícios presentes no produto. A seguir montamos um passo a passo de como fazer isso.

1º passo: com o cabelo sujo, divida-o em mechas. Aplique o óleo vegetal de sua preferência ao longo do comprimento dos fios.

2º passo: após aplicar o produto em todo o cabelo, deixe-o agir por pelo menos 30 minutos. Caso prefira, pode deixar passar a noite e só retirar no dia seguinte.

3º passo: depois do tempo de espera, remova o óleo vegetal lavando o cabelo normalmente. Finalize como preferir.

Melhore sua alimentação

A alimentação é um dos pontos mais importantes para manter a saúde de todo o organismo. É a partir dela que o corpo consegue nutrientes e vitaminas necessários para se manter saudável e funcionar perfeitamente. Sendo assim, o cabelo também recebe os benefícios ou malefícios da alimentação.

Para ajudar nos cuidados com cabelo seco, o ideal é apostar em uma dieta balanceada com muitas frutas, vegetais, cereais e proteínas. Outra dica é apostar no consumo de ômega 3 e ácidos graxos, que podem ser encontrados em peixes e oleaginosas. Essas substâncias ajudam a aumentar a reserva natural de óleos dos cabelos e, como consequência, a deixá-los mais nutridos.

Vale lembrar que um dos passos mais importantes para o cuidado com cabelo seco é investir em produtos de qualidade. Para isso, procure comprar itens de marcas que são conhecidas no mercado. Observe também a embalagem e os ingredientes ali listados, opte sempre por aqueles que são benéficos para esse tipo de cabelo.

Uma dica é usar o murumuru, esse ativo ajuda a recuperar a elasticidade natural e a aparência de saudável dos fios secos, além de proporcionar hidratação e restauração ao cabelo danificado.

E aí, o que achou de conhecer mais sobre os principais cuidados com o cabelo seco? Pretende adicioná-los à sua rotina? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas e informações como estas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.