É comum encontrarmos diversos textos e publicações sobre cuidados com cabelos femininos, mas é mais difícil achar algo sobre os masculinos, especialmente os ondulados. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, assim como o cabelo feminino deve ser constantemente tratado para se manter saudável, o masculino também necessita dessa atenção.

Pensando nisso, criamos este post com 4 técnicas para deixar o cabelo ondulado masculino bem cuidado e saudável. Confira.

1. Lave o cabelo com os produtos certos

Atualmente, já existem produtos para todos os tipos de cabelo. Eles são bons porque suas fórmulas são desenvolvidas com ingredientes escolhidos especialmente para o cuidado de cada tipo de fio. Assim, fica mais fácil de cuidar e tratar as madeixas ao longo dos dias, deixando-as bonitas e hidratadas.

Um ponto que deve ser levado em consideração para os cabelos ondulados masculinos, na hora de comprar os produtos, é se ele é mais oleoso ou ressecado. Esse quesito é importante para que os fios oleosos não fiquem com ainda mais óleos e os ressecados acabem perdendo o resto de hidratação que possuem.

2. Evite água quente

Independente do seu tipo de cabelo uma coisa é certa: evite lavá-los com água quente. As altas temperaturas removem os óleos e nutrientes naturais dos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Para quem tem cabelo ressecado, esta prática tende a deixar os fios ainda mais secos, prejudicando também a absorção de produtos hidratantes.

No caso dos cabelos oleosos pode ocorre o chamado efeito reboot. Isso acontece porque a água quente remove os óleos dos fios deixando-os ressecados, assim o organismo entende que precisa produzir mais oleosidade para compensar. Dessa maneira, o que era para remover o excesso de oleosidade, acaba piorando o problema.

3. Aprenda a pentear e secar

O que muitas pessoas não sabem é que existe uma diferença entre o cabelo ondulado e cacheado masculino. Ela pode ser percebida na raiz, o primeiro tem esta parte lisa, enquanto no segundo os fios já nascem com cachos. Mas, independente de qual dos dois tipos é o cabelo, algumas dicas de como pentear e secar fazem total diferença no resultado final.

Na hora de pentear o ideal é fazê-los enquanto os fios ainda estão úmidos, esses tipos de cabelo tendem a embaraçar com facilidade e quando penteados secos podem quebrar e perder definição. Para a secagem, o ideal é deixar que aconteça naturalmente, para quem não tem tempo, pode usar um secador acoplado com um difusor.

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre produtos e aparelhos para ajudar neste processo.

Finalizadores

Os finalizadores são grandes aliados de quem deseja definição, eles ajudam a moldar os fios, além de darem mais maciez e hidratação aos cabelos. Dentre a gama de finalizadores disponíveis estão o ativador de cachos, gelatina capilar, mousse, creme modelador de cachos e creme para pentear.

Equipamentos para cachos

Como explicamos acima, para quem não tem tempo de deixar os fios secos naturalmente pode usar o secador acoplado do difusor, que é um acessório disponível para secadores. Ele tem pequenos orifícios que distribui a saída de ar igualmente, secando o cabelo sem perder a definição.

Uma maneira de ter seus cachos definidos é usando um modelador elétrico, também conhecido como babyliss. Este equipamento ajuda a formar os cachos usando altas temperaturas, e por isso é superindicado para quem deseja mais definição, ele é muito indicado para eventos. Mas cuidado, por conta de suas altas temperaturas pode danificar os fios quando usado regularmente.

4. Saiba como hidratar

Um passo importante para manter os cabelos saudáveis e com definição é a hidratação. É ela que vai ajudar a repor os nutrientes e vitaminas que seus fios perdem ao longo do dia, além de recuperá-los pelos danos sofridos pela poluição. Por isso, saber como hidratar é essencial para a saúde das suas madeixas.

Máscaras de tratamento

Um dos produtos mais conhecidos e usados para hidratar os fios são as máscaras de tratamentos. Desenvolvidas a partir de diversos ingredientes como babosa, queratina, tutano e mandioca, elas hidratam os fios deixando-os brilhantes e sedosos.

Existem duas maneiras de fazer a hidratação com as máscaras. A primeira é no banho, após lavar os fios com shampoo, aplique o produto e deixe agir o tempo indicado na embalagem, remova-o e aplique condicionador em seguida.

Já a segunda demanda mais tempo, após lavar os fios, remova o excesso de água com uma toalha, aplique o creme e deixe agir de 15 a 20 minutos, após este período remova-o e passe o condicionador normalmente. Para potencializar o efeito da máscara, use uma touca térmica enquanto estiver com o produto no cabelo.

Óleos capilares

Um dos queridinhos no momento quando o assunto é cabelo são os óleos capilares. Desenvolvido a partir de ingredientes naturais como coco e rícino, eles ajudam a repor os nutrientes e vitaminas dos fios. Eles podem ser utilizados de diversas maneiras, mas o mais comum é a umectação capilar.

Para fazer esta técnica basta aplicar o óleo ao longo dos fios a noite antes de dormir e removê-lo assim que acordar. Caso não tenha esse tempo, aplique o produto no cabelo e deixe por 20 minutos, retire com água abundante.

Cronograma capilar

Uma das técnicas de cuidados mais recentes com os fios é cronograma capilar. Ele consiste em montar uma agenda de tratamentos para os fios com hidratação, nutrição e reconstrução. Cada calendários vai depender da disponibilidade e necessidade das madeixas, alguns precisam de mais hidratação, enquanto outros estão mal nutridos.

Os produtos usados consistem em máscaras, óleos e cremes que contenham ingredientes com o objetivo de hidratar, nutrir e reconstruir em suas fórmulas. Hoje em dia já existem produtos especialmente para o cronograma capilar, para isso basta estar atento às embalagens.

Diferentemente do senso comum, não é difícil cuidar do cabelo ondulado masculino, basta seguir algumas técnicas e tratamentos ao longo dos dias. Um bom corte também faz toda a diferença para os fios, para isso procure um bom especialista e peça indicações do que pode funcionar melhor para você.

Viu como é fácil deixar seu cabelo bem cuidados seguindo as nossas técnicas? Acha que podem funcionar para você? Aproveite e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas, estamos no Facebook, Instagram e Youtube.