S.O.S. verão: como cuidar do cabelo no verão

S.O.S. verão: como cuidar do cabelo no verão

Não há como negar que a estação mais quente do ano é maravilhosa, não é mesmo? Afinal, guardamos casacos, botas e afins, para nos vestirmos de maneira mais leve e alegre. Além disso, estamos mais bronzeados, e as madeixas ganham movimentos naturais!

No entanto, o excesso de sol, a água salgada do mar e o cloro da piscina acabam gerando muitos danos ao cabelo no verão. Isso acontece porque os fios tendem a desidratar e, consequentemente, tornam-se mais opacos, quebradiços e porosos.

Neste post, você vai aprender o que deve ser feito para cuidar do cabelo no verão e ter fios mais saudáveis durante toda a estação!

O verão chegou

O sol, o mar e a piscina são agentes que destroem a camada protetora que envolve a fibra capilar e o couro cabeludo. O processo acontece porque a cutícula dos fios é composta por escamas, que, quando bem fechadas, oferecem uma proteção extra para impedir que o cabelo perca os seus nutrientes e a sua umidade natural.

A água salgada do mar e o cloro utilizado na piscina agem exatamente sobre as tais escamas, o que faz com que as cutículas capilares fiquem abertas. O resultado é formado de madeixas mais fragilizadas e quebradiças.

Além disso, se você costuma usar tintura, fazer alisamentos ou, ainda, utilizar secador e chapinha com frequência, os problemas aumentarão — com a presença de frizz e de pontas duplas e até a quebra do fio de cabelo.

Ainda podemos dizer que o excesso de sol também prejudica o cabelo no verão, uma vez que os raios ultravioletas incidem diretamente sobre as fibras capilares, ocasionando, assim, a descoloração, o desbotamento e a perda de brilho dos fios!

As dicas para cuidar do cabelo na estação mais quente do ano

A boa notícia é que existem muitas maneiras de cuidar do cabelo no verão, sem precisar abrir mão das coisas boas que a estação oferece.

Acompanhe, a seguir, as dicas valiosas que preparamos para você manter o cabelo bonito e promover o crescimento saudável durante os meses mais quentes do ano!

Abuse das duchas frias

Os dermatologistas recomendam que, ao sair do mar ou da piscina, você lave o cabelo com uma ducha de água fria. A temperatura fresca da água evita que a oleosidade do couro cabeludo aumente e que as escamas das fibras capilares fiquem demasiadamente abertas.

Caso não seja possível retirar a água do mar ou o cloro da piscina das madeixas com uma ducha fria, não hesite em usar uma garrafinha de água mineral gelada para umedecer os fios. Outra dica é apostar em água termal para ajudar a remover o sal ou o cloro dos cabelos. O importante é que eles fiquem limpos.

Invista em chapéus e bonés

Além de conferirem muito estilo e sofisticação ao look, os chapéus e os bonés são acessórios indispensáveis para bloquear os danos causados pelos raios solares. Esse cuidado deve ser seguido por todos os tipos de fios, mas quem tem cabelos coloridos deve ter um cuidado redobrado, afinal, a exposição solar pode causar desbotamento da cor. Porém, evite usá-los sobre os fios ainda úmidos, pois tal ato pode promover a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.

A dica é usar o chapéu ou o boné na cidade também para proteger o cabelo, especialmente com a exposição direta ao sol. Lembre-se de que o sol está mais quente nessa época do ano!

Penteie o cabelo regularmente

Para evitar que os fios fiquem embaraçados, principalmente os mais longos, é fundamental penteá-los assim que sair da piscina ou do mar.

Utilize pentes de dentes largos e, de preferência, que sejam de madeira, pois, desse modo, o cabelo não fica arrepiado e armado demais. Não é aconselhável usar a escova de cabelo, porque, como os fios estão mais vulneráveis, a fibra capilar pode se partir com facilidade.

Para ajudar a desembaraçar e evitar que os fios quebrem, aposte em um leave-in ou em um creme de pentear. Eles ajudam a retirar os nós das madeixas, além de auxiliarem na hidratação e impedirem que o calor agrida o cabelo.

Evite usar aparelhos elétricos

O correto, nessa época do ano, é não utilizar qualquer tipo de aparelho térmico no cabelo, como o secador, a chapinha e o babyliss. Como já dissemos, as altas temperaturas desses objetos aumentam a porosidade e a desidratação dos fios.

Contudo, se você não puder deixar de usá-los, lembre-se de lançar mão das temperaturas mais frias. Isso porque, assim sendo, as madeixas estarão mais protegidas. Outro ponto importante é aplicar um protetor térmico antes de usar os aparelhos, já que ele evita que o calor entre em contato direto com os fios.

Abuse do protetor térmico

Durante o verão, a exposição ao sol e ao calor é maior e mais frequente, por isso, é comum que os fios acabem sofrendo agressões. Nesse momento, o protetor térmico pode se tornar o melhor aliado do cabelo.

Esse produto pode ser encontrado em diversos formatos, como em leave-in ou em spray, e serve exatamente para proteger as madeixas das altas temperaturas. Ele cria uma película que funciona como uma espécie de barreira ao redor dos fios, impedindo que o calor direto agrida o cabelo.

O protetor térmico pode ser aplicado assim que sair do banho, antes de usar aparelhos de altas temperaturas ou, no caso dos sprays, sempre que for se expor ao sol.

Crie um cronograma capilar

Sol, calor e muito mar e piscina são algumas das coisas favoritas do verão. Mas, enquanto essas coisas proporcionam sensação de prazer, elas não fazem muito bem para os fios, que tendem a ficar mais ressecados e quebradiços nessa época do ano.

Por isso, o ideal é montar um cronograma capilar. Esse procedimento funciona como uma agenda de cuidados com os fios, alternando entre hidratação, nutrição e reconstrução. Ele pode ser montado de acordo com a necessidade de cada cabelo, e o recomendado é que seja feito o ano todo e não somente ao longo do verão.

Um dos cronogramas mais tradicionais e que costumam funcionar para todos os tipos de cabelo é: hidratação duas vezes por semana, nutrição a cada 15 dias e reconstrução uma vez por mês.

Lave o cabelo na frequência certa

Por conta do calor do verão, é comum que os fios fiquem ressecados e quebradiços, ou, em alguns casos, com excesso de oleosidade. Para reverter essas situações, devem ser tomados alguns cuidados com a frequência de lavagem dos fios.

Os cabelos oleosos, geralmente os lisos e ondulados, tendem a produzir mais sebo, piorando o problema. Nesses casos, o recomendado é usar produtos específicos para esse tipo de cabelo e, se houver necessidade, vale, sim, lavar as madeixas diariamente. O importante é estar atento durante a lavagem, evitando água quente, aplicar o condicionador somente nas pontas e evitar usar um shampoo antirresíduos com frequência.

Para os cabelos cacheados e crespos, que costumam ser mais ressecados, o ideal é lavar em dias alternados. Esses tipos de fios devem optar por produtos mais hidratantes e podem esperar até três dias pela lavagem caso haja necessidade. O recomendado é não deixar a raiz do cabelo ficar muito oleosa para não danificar o resto da madeixa.

Evite prender os fios

Nessa época de calor, é comum prender os fios com mais frequência para tentar refrescar. Mas, quando isso é feito em excesso, o cabelo pode acabar danificado e, muitas vezes, sofrendo com a queda. Isso acontece porque há um atrito entre os fios e o prendedor, fazendo com que quebrem em maior quantidade — e com que sejam arrancados folículos da raiz.

No caso de calor intenso, o recomendado é usar hashis de madeira ou prendedores de plástico, que não ficam muito apertados e não afetam a raiz. Outro cuidado importante é nunca prender o cabelo molhado, já que isso pode piorar a queda e aumentar a proliferação de fungos no couro cabeludo.

Os produtos para o cabelo no verão

Depois de conhecer os danos que a água do mar, o cloro da piscina e o excesso de sol podem causar ao cabelo, é hora de saber quais são os produtos indispensáveis para você ter na prateleira do banheiro e na bolsa de praia durante o verão. Então, confira a seguir!

Máscara e ampola de hidratação

As máscaras e as ampolas de hidratação devem ser utilizadas com regularidade nos meses de calor. Misture a ampola Nactavita da Haskell Cosmética Natural com a máscara de hidratação e aplique duas vezes por semana, sendo que o uso de cada um dos produtos deve ser intercalado.

Para aplicar, é bem simples. Pegue uma máscara hidratante de sua preferência e misture com a ampola escolhida. Após lavar os fios com o shampoo, já com eles limpos, aplique a mistura em todo o comprimento. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e, caso prefira, utilize uma touca térmica para potencializar os resultados. Ao término do tempo de espera, remova o produto dos fios com água e finalize aplicando um condicionador.

Converse com o cabeleireiro e peça dicas de quais são as vitaminas que você deve usar para hidratar os fios, pois cada tipo de cabelo tem necessidades diferentes, e os ativos presentes nos produtos apresentam funções específicas.

Óleos vegetais

Outra maneira de tratar do cabelo no verão é investindo nos óleos vegetais, que também têm como objetivo promover uma profunda hidratação dos fios. Então, procure os produtos que contenham, em suas formulações, o óleo de coco e de amêndoas, de semente de uva, ou, ainda, de abacate, porque são os mais indicados para devolver a umidade natural das madeixas.

Uma das melhores maneiras de aplicá-los é por meio da umectação. E o lado bom disso é que ela pode ser feita na praia ou na piscina mesmo. Basta pegar o óleo vegetal de sua preferência e aplicar por todo o comprimento dos fios. Depois, é só esperar o período desejado, a partir de 30 minutos, e remover, lavando os fios normalmente. O ideal é que, durante esse processo, não haja exposição direta ao sol.

Shampoo e condicionador nutritivos

Os shampoos e condicionadores com altas concentrações de agentes de nutrição são os mais recomendados para restaurar os fios no verão e, também, para prevenir o enfraquecimento nessa época do ano.

Em vista disso, aposte em determinados ingredientes, tais quais a manteiga de karité, o azeite de oliva, a queratina e os aminoácidos, que agem diretamente sobre os fios, restaurando e promovendo novamente a saúde do cabelo.

Para quem tem cabelos oleosos, uma dica é usar um shampoo antirresíduos a cada 15 dias. Esse tipo de produto remove as impurezas mais profundas que o shampoo normal não consegue, fazendo com que as madeixas fiquem mais limpas. No entanto, lembre-se de que o uso excessivo pode causar efeito rebote — quando o organismo produz mais sebo para compensar o que foi perdido.

Leave-in

Ao entrar e sair da água, não deixe de aplicar o leave-in nos fios, pois ele tem o poder de protegê-los e evitar que o sal ou o cloro penetrem nas escamas das fibras capilares. Passe sempre na direção do crescimento e não deixe que o produto atinja o couro cabeludo, a fim de não deixá-lo oleoso.

Opte sempre por produtos que sejam protetores térmicos (é importante ver a embalagem). Como explicamos acima, esse tipo de cosmético cria uma película em volta dos fios e impede que a agressão das altas temperaturas penetre no cabelo. O sol forte também deve ser levado em conta e pode danificar as madeixas.

A Linha S.O.S verão da Haskell

Uma das melhores maneiras de manter os fios saudáveis é usando produtos de qualidade. A Haskell Cosmética Natural conta com uma linha desenvolvida especialmente para o cuidado com o cabelo no verão: a S.O.S verão.

Rica em ativos, como óleo de semente de girassol e glicosan, ela promove uma limpeza equilibrada, recuperando e protegendo os fios da exposição ao sol. Além disso, ela previne o desbotamento da cor e devolve o tom perdido pela exposição.

A linha conta com um shampoo e um creme que podem ser usados diariamente, sendo recomendada para cabelos expostos ao sol, ao calor, ao mar e à piscina. O creme da linha é 4 em 1 e pode ser usado como pré-sol, pós-sol, condicionador e leave-in, facilitando seus cuidados com as madeixas.

Enfim, como você pôde ver, cuidar do cabelo no verão parece algo complicado, não é mesmo? Seguindo as nossas dicas e tendo atenção aos fios, porém, é possível passar a estação com cabelos bonitos e saudáveis, sem deixar de aproveitar todas as coisas boas da época.

Para você tratar do cabelo com todo o cuidado e o carinho que ele merece, entre em contato conosco e saiba quais produtos da Haskell trarão os melhores resultados para os seus cabelos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.