Você sabia que as baixas temperaturas tendem a danificar as madeixas do mesmo modo que no verão? Além de fios quebradiços e do ressecamento do couro cabeludo, muitas mulheres notam que eles se tornam opacos e sem vida. No entanto, quais são os cuidados com o cabelo que devemos ter na estação mais fria do ano?

Na verdade, é preciso estar atenta para cuidar do cabelo no inverno, a fim de que ele permaneça bonito e saudável durante os três meses de dias e noites frias que nos esperam todos os anos.

Porém, não se desespere! A seguir, vamos apresentar 9 dicas essenciais para tratar do cabelo no inverno que você não pode deixar de conferir! Boa leitura!

1. Lave o cabelo regularmente

Um dos erros mais comuns nessa época do ano é não lavar o cabelo com muita frequência. Como, em alguns lugares do país, faz muito frio, algumas mulheres optam por deixar de lavar as madeixas regularmente, o que pode ocasionar uma queda mais brusca dos fios, uma vez que eles acumulam sujeiras e resíduos do próprio couro cabeludo.

O recomendado é que o cabelo seja lavado a cada dois dias. Entretanto, quem tem fios muito oleosos deve lavar todos os dias, para evitar que o óleo se acumule sobre eles!

2. Evite a água muito quente

Tomar banho quente no inverno é um hábito bastante comum, afinal, o corpo fica aquecido e sentimos uma agradável sensação de bem-estar! No entanto, o problema está justamente nas altas temperaturas da água, que roubam a umidade natural da fibra capilar, deixando-a porosa e quebradiça.

A princípio, pode ser um grande sacrifício, contudo, acostume-se a lavar o cabelo com água morna, já que a fria pode gerar um certo desconforto. Se não puder evitar, a dica é finalizar o enxágue com uma ducha de água fria sobre os fios.

3. Use o condicionador

O condicionador é um grande aliado do cabelo no inverno. Isso porque ele sela a cutícula e confere mais brilho e maciez ao fio. Então, escolha um produto da mesma linha do shampoo com o propósito de potencializar os efeitos dos componentes presentes na composição de ambos.

Lave os fios normalmente e, em seguida, aplique o condicionador sempre da extensão até as pontas. Espere alguns minutos antes de retirar o produto.

4. Seque o cabelo

Outra dica importante é secar bem o cabelo no inverno, pois os fios molhados ou úmidos tendem a ficar mais fragilizados, além de facilitarem o surgimento de caspas, seborreias, fungos e até micoses no couro cabeludo.

Ao utilizar o secador, não se esqueça de aplicar finalizadores com proteção térmica à base de silicone. Isso vai garantir a proteção e assegurar que você tenha o cabelo bonito.

Hidratar as madeixas é fundamental para mantê-las bonitas e saudáveis em qualquer estação do ano. Porém, durante os meses de inverno, ela se torna indispensável em nossa rotina de beleza.

A hidratação tem como objetivo repor a umidade natural dos fios e agregar nutrientes que costumamos perder ao longo dos dias. Em vista disso, escolha máscaras de tratamento que contenham murumuru, por exemplo, na fórmula, pois esse ingrediente promove a maciez sem deixar acúmulo de resíduos nas fibras capilares.

Se o cabelo for do tipo oleoso, use a máscara de hidratação apenas uma vez por semana. Já se for misto ou seco, é aconselhável aplicá-la duas vezes por semana.

Como dica extra, sugerimos que você aplique o produto um ou dois dedos abaixo da raiz, enluvando mecha por mecha até que os ingredientes encubram toda a extensão. Deixe agir pelo tempo recomendado pelo fabricante, e, então, retire bem o produto.

6. Modere nos acessórios

Se, no verão, é normal usarmos bonés e chapéus para proteger a cabeça do sol, no inverno, torna-se bastante comum o uso de acessórios, como o gorro ou o capuz, para aquecer essa parte do corpo, não é mesmo?

Entretanto, eles podem aquecer demais a região e, consequentemente, vão impedir que o couro cabeludo respire adequadamente. O resultado é a proliferação de fungos, bactérias e até de um certo mau odor na cabeça e nos cabelos!

7. Utilize o protetor solar

Não é apenas no verão que a pele e o cabelo necessitam de proteção solar. No inverno, também é importante utilizarmos o produto, principalmente se sairmos de casa em um dia de sol.

Portanto, lance mão do protetor solar, cujos componentes sejam leves para não pesar os fios e nem deixá-los opacos. Também é importante seguir as orientações do fabricante descritas na embalagem.

8. Invista em produtos de qualidade

A dica é válida para todas as estações, pois nada pode danificar mais as madeixas do que a utilização de produtos inadequados. Sendo assim, o recomendado é escolher bons shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento, fabricados por empresas responsáveis e comprometidas com a qualidade dos itens que oferecem aos consumidores.

Além disso, também é importante saber qual é o seu tipo de cabelo, pois cada um deles (seco, oleoso, crespo, cacheado, liso etc.) apresenta características diferentes umas das outras. Por exemplo, o shampoo indicado para fios lisos não deve ser usado por pessoas que têm cabelos cacheados e vice-versa!

9. Cuide da alimentação

Quem pensa que a alimentação não interfere na saúde e na beleza do cabelo está muito enganado, principalmente no inverno! Como o gasto energético é maior nessa época do ano, o organismo necessitará de mais vitaminas e nutrientes para repor os elementos perdidos nas atividades do dia a dia.

Logo, não deixe de consumir alimentos que contenham ferro, zinco e vitamina A regularmente. Aposte em uma dieta balanceada feita à base de frutas, verduras e legumes e evite as frituras e os açúcares, por mais tentadores que sejam!

Enfim, ao aprender a cuidar do cabelo no inverno, você evita que os fios fiquem sem vida e quebradiços, além de garantir a saúde da fibra capilar e do couro cabeludo. Então, aproveite as dicas do post e passe a ostentar madeixas brilhantes e poderosas na estação mais fria do ano!

Este post foi útil? Agora, entre em contato com a Haskell Cosméticos e conheça os excelentes produtos que temos para você cuidar melhor dos seus cabelos!