cuidados com o cabelo no inverno

Como cuidar do cabelo no inverno: confira 12 dicas essenciais

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Você sabia que as baixas temperaturas tendem a danificar as madeixas do mesmo modo que no verão? Além de fios quebradiços e do ressecamento do couro cabeludo, muitas mulheres notam que eles se tornam opacos e sem vida. Por isso, é preciso seguir diversos cuidados com o cabelo no inverno.

No post a seguir, saiba por que eles são essenciais para manter os fios saudáveis e bonitos durante os três meses de dias e noites frias da estação. Veja também 12 dicas essenciais para conseguir isso. Boa leitura!

Por que é importante ter cuidados com o cabelo no inverno?

Muita gente adora o frio. Afinal, nessa época do ano suamos menos, vestimos roupas elegantes e nos alimentamos com comidas quentes e deliciosas. Só que nessa época também acontecem graves danos ao corpo, inclusive aos cabelos.

Com as baixas temperaturas, a tendência é que os fios fiquem mais ressecados e quebradiços, efeito reforçado pela época seca. Com isso, surge a estática e, consequentemente, o temido frizz.

Com essa fragilização, as cutículas ficam abertas, podendo perder nutrientes e deixar os fios opacos e sem vida. Aliás, isso é favorecido pelos nossos hábitos, como o uso de água bem quente. Sendo assim, para evitar que a estação seja uma vilã, é importante seguir corretamente os cuidados com o cabelo no inverno.

Quais cuidados com o cabelo no inverno são fundamentais?

Agora que você sabe o que o frio pode causar nos cabelos, é preciso se prevenir. Para isso, confira as 12 dicas que separamos para você cuidar dos fios no inverno!

1. Lave o cabelo regularmente

Um dos erros mais comuns nessa época do ano é não lavar o cabelo com muita frequência. Como em alguns lugares do país faz muito frio, algumas mulheres optam por deixar de lavar as madeixas regularmente, o que pode ocasionar uma queda mais brusca dos fios, uma vez que eles acumulam sujeiras e resíduos do próprio couro cabeludo.

Por isso, o recomendado é que o cabelo seja lavado a cada dois dias. Entretanto, quem tem fios muito oleosos pode lavá-los todos os dias, para evitar que o óleo se acumule sobre eles.

2. Evite a água muito quente

Tomar banho quente no inverno é um hábito bastante comum, afinal, o corpo fica aquecido e sentimos uma agradável sensação de bem-estar! No entanto, o problema está justamente nas altas temperaturas da água, que roubam a umidade natural da fibra capilar, deixando-a porosa e quebradiça.

Por isso, é preciso seguir um dos principais cuidados com o cabelo no inverno, que também pode ser um grande sacrifício: o de se acostumar a lavar o cabelo com água morna, já que a fria pode gerar um certo desconforto. Se não puder evitar, a dica é finalizar o enxágue com uma ducha de água fria sobre os fios.

Outra dica é checar se a temperatura está correta. Para isso, basta fazer um simples teste do espelho. Se ele estiver muito embaçado, significa que a água está muito quente. Se estiver levemente embaçado, a água está ideal, cerca de 35°C a 40°C.

3. Use o condicionador

O condicionador é um grande aliado do cabelo no inverno. Isso porque ele sela a cutícula e confere mais brilho e maciez ao fio. Então, escolha um produto da mesma linha do shampoo com o propósito de potencializar os efeitos dos componentes presentes na composição de ambos.

Assim, lave os fios normalmente e, em seguida, aplique o condicionador sempre da extensão até as pontas. Depois, espere alguns minutos antes de retirar o produto.

4. Seque o cabelo

Outra dica importante é secar bem o cabelo no inverno, pois os fios molhados ou úmidos tendem a ficar mais fragilizados, além de facilitarem o surgimento de caspas, seborreias, fungos e até micoses no couro cabeludo.

Nesse caso, se possível, deixe secar ao natural, para evitar um pouco o secador. Mas, se ele for necessário, não se esqueça de aplicar finalizadores com proteção térmica à base de silicone. Isso vai garantir a proteção e assegurar que você tenha o cabelo bonito.

5. Hidrate os fios

A hidratação é fundamental para manter as madeixas bonitas e saudáveis em qualquer estação do ano. Porém, durante os meses de frio, ela se torna indispensável em nossa rotina de beleza e um dos cuidados com o cabelo no inverno obrigatórios.

Isso porque ela tem como objetivo repor a umidade natural e agregar nutrientes que costumamos perder ao longo dos dias, fortalecendo os fios.

Em vista disso, escolha máscaras de tratamento com murumuru na fórmula, por exemplo, pois esse ingrediente promove a maciez sem deixar acúmulo de resíduos nas fibras capilares. Se o seu cabelo for do tipo oleoso, use-a apenas uma vez por semana. Já se for misto ou seco, é aconselhável aplicá-la duas vezes.

Como dica extra, sugerimos que você passe o produto um ou dois dedos abaixo da raiz, enluvando mecha por mecha até que os ingredientes encubram toda a extensão. Deixe agir pelo tempo recomendado pelo fabricante, e, então, retire bem.

6. Modere nos acessórios

Se no verão é normal usarmos bonés e chapéus para proteger a cabeça do sol, no inverno, torna-se bastante comum o uso de acessórios, como o gorro ou o capuz, para aquecer essa parte do corpo, não é mesmo?

Entretanto, eles podem aquecer demais a região e, consequentemente, vão impedir que o couro cabeludo respire adequadamente. O resultado é a proliferação de fungos, bactérias e até de um certo mau odor na cabeça e nos cabelos. Por isso, evite essas peças.

7. Utilize produtos com proteção solar

Não é apenas no verão que a pele e o cabelo necessitam de proteção solar. No inverno também é importante utilizarmos o produto, principalmente se sairmos de casa em um dia de sol. Portanto, lance mão dos produtos com proteção solar, cujos componentes sejam leves para não pesar os fios e nem deixá-los opacos.

8. Invista em produtos de qualidade

A dica é válida para todas as estações, pois nada pode danificar mais as madeixas do que a utilização de produtos inadequados. Sendo assim, o recomendado é escolher bons shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento, fabricados por empresas responsáveis e comprometidas com a qualidade.

Também é importante saber qual é o seu tipo de cabelo, pois cada um deles apresenta características diferentes. Por exemplo, o shampoo indicado para fios lisos não deve ser usado por pessoas que têm cabelos cacheados e vice-versa. Sendo assim, observe bem e saiba se seu cabelo é:

  • seco;
  • oleoso;
  • misto;
  • crespo;
  • cacheado;
  • ondulado;
  • liso.

9. Cuide da alimentação

Quem pensa que a alimentação não interfere na saúde e na beleza do cabelo está muito enganado, principalmente no inverno! Como o gasto energético é maior nessa época do ano, o organismo necessitará de mais vitaminas e nutrientes para repor os elementos perdidos nas atividades do dia a dia.

Logo, não deixe de consumir, regularmente, alimentos que contenham ferro, zinco e vitamina A. Além disso, aposte em uma dieta balanceada feita à base de frutas, verduras e legumes e evite as frituras e os açúcares, por mais tentadores que sejam!

10. Não durma de cabelo molhado

No inverno, um dos cuidados com o cabelo no inverno mais importantes é nunca dormir com o cabelo molhado. Isso porque essa umidade acumulada, especialmente durante as longas horas de sono, pode levar ao desenvolvimento de dermatites, sem falar nas caspas. Aliás, casos graves dessa condição pode levar à queda de cabelo.

Sendo assim, melhor não arriscar, certo? Se for essencial lavar o cabelo à noite, não se esqueça de secar bem, mesmo com o secador. Já se for possível, aproveite os horários mais quentes do dia para lavá-lo, como ao meio-dia, e seque ao sol.

11. Controle o frizz

No inverno, um dos grandes vilões é o frizz. Felizmente, existem soluções práticas para evitar essa condição, que fica pior no tempo seco da estação. Para começar, é fundamental contar com produtos que tenham ação defrizante, seja em leave-in, protetor térmico ou outro tipo de cosmético.

Também vale seguir algumas práticas. Por exemplo, procure usar toalha de algodão e não a esfregue muito para secar o cabelo, a fim de não o arrepiar. Que possui cabelos cacheados e crespos, principalmente, deve ter cuidado com as fronhas do travesseiro que causam estática e aumentam o volume.

12. Tenha cuidado com cores quentes

Cores quentes e intensas são lindas no inverno, mas podem ser prejudicadas pelos fatores que já falamos acima, inclusive a água quente. Sendo assim, é interessante contar com produtos antioxidantes, a fim de garantir uma proteção a mais aos fios, mantendo esses tons vivos e brilhantes.

Como você viu, saber os cuidados com o cabelo no inverno é essencial para evitar condições indesejadas, como fios sem vida e quebradiços. Além disso, é uma forma de garantir a saúde da fibra capilar e do couro cabeludo, algo importante nessa época seca. Sendo assim, aproveite as dicas do post e siga-as direitinho para exibir madeixas brilhantes e poderosas na estação mais fria do ano!

Gostou do post? Acesse nosso site e confira todos os produtos que temos para proteger as suas madeixas no inverno!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.