cabelo liso ou alisado

Cabelo liso ou alisado: por que devem ter tratamentos diferentes?

Powered by Rock Convert

Você utiliza produtos específicos para cabelo liso ou alisado? Saiba que esses dois tipos de fio têm necessidades diferentes e precisam recorrer a tratamentos distintos.

Neste post, explicamos um pouco sobre as diferenças entre os fios naturalmente lisos e os alisados e quais tipos de tratamento são os mais indicados para cada um. Interessou-se? Então, continue a leitura!

O cabelo liso

O cabelo liso é aquele que, naturalmente, não apresenta nenhum tipo de ondulação ou textura. Normalmente, esse tipo de fio é mais oleoso e frágil e costuma pesar com facilidade, dependendo dos produtos utilizados. Quando bem cuidados, os cabelos lisos apresentam muito brilho e alinhamento, deixando uma aparência sedosa e controlada.

Os lisos podem se diferenciar de acordo com a espessura do fio, por isso, são divididos em:

  • liso fino: é ralo, “escorrido” e sem volume, sofrendo com a oleosidade excessiva e apresentando extrema dificuldade para segurar acessórios e penteados;
  • liso médio: apresenta um pouco mais de volume e já é possível modelar as pontas e utilizar acessórios, como grampos;
  • liso grosso: não apresenta curvatura, no entanto, é bastante volumoso e pode armar com facilidade.

Apesar de serem menos ressecados do que os cabelos ondulados, cacheados e crespos, os lisos também podem sofrer com o ressecamento. Isso ocorre, principalmente, por conta do uso excessivo de ferramentas de calor, como a chapinha e o babyliss.

Além disso, muitas pessoas com esse tipo de cabelo acreditam que não precisam realizar tratamentos capilares, o que pode deixar os fios mais secos e fragilizados.

O cabelo alisado

Diferentemente dos cabelos lisos naturais, os cabelos alisados são aqueles que passaram por algum procedimento químico que alterou a sua estrutura, como as progressivas e outros alisamentos.

Quem passa por alisamentos tem os fios mais porosos, sensíveis e com a estrutura comprometida. Além disso, as químicas fazem com que os cabelos percam nutrientes importantes.

Enquanto os lisos naturais apresentam a oleosidade bem distribuída, os cabelos que passaram por processos químicos tendem a ser mais oleosos na raiz e sofrer com ressecamentos nas pontas.

Se não cuidados da forma correta, os fios alisados podem apresentar uma aparência danificada, com excesso de frizz e pontas duplas, além de uma maior fragilidade, o que leva a quebras frequentes.

As diferenças nos tratamentos

Muitas pessoas acreditam que, após alisados, os cabelos com química precisam dos mesmos cuidados que o cabelo liso natural, afinal, eles têm a mesma estrutura. Mas não é bem assim.

Como vimos, os dois tipos de fio apresentam características bem distintas e, por isso, demandam cuidados diferentes. Quem passa por alisamentos precisa de uma maior dedicação, buscando procedimentos que devolvam os nutrientes e as proteínas perdidos no processo. A seguir, vamos abordar melhor quais são os tratamentos mais indicados para cada tipo de cabelo. 

Os principais tratamentos para os cabelos lisos

Os fios lisos são naturalmente mais finos e oleosos, portanto, os principais tratamentos para mantê-los saudáveis são os focados em limpeza profunda, fortalecimento e alinhamento.

Limpeza profunda

O tratamento detox é uma boa pedida para lisos que sofrem com oleosidade excessiva, já que ele auxilia na eliminação de impurezas e de resíduos no couro cabeludo, melhorando a circulação, controlando a produção de sebo e ajudando no crescimento saudável dos fios.

Powered by Rock Convert

A dica é utilizar, uma vez por semana ou a cada quinze dias, a linha Detox Therapy da Haskell, que conta com shampoo e máscara antirresíduos com ativos de gengibre e hortelã, que ajudam no combate à caspa e ainda proporcionam uma sensação refrescante e calmante.

Além disso, aposte em uma linha de uso diário específica para cabelos oleosos, como a linha Jaborandi, que auxilia no combate à queda, estimula a circulação do couro cabeludo e limpa intensamente sem agredir os fios.

Fortalecimento

Quem tem cabelos muito finos também pode notar uma quebra mais acentuada, por isso, vale a pena optar por uma linha de tratamento focada em fortalecimento.

A linha Cavalo Forte da Haskell é uma excelente opção e conta com ativos hidratantes e reconstrutores que proporcionam mais elasticidade e força, auxiliando no crescimento saudável e no controle da quebra.

Controle de frizz

Por fim, os fios arrepiados são outro problema comum e que fica ainda mais evidente nos lisos. Para combater o frizz, nossa dica é a linha Liso com Força, que proporciona mais alinhamento e resistência aos cabelos, deixando uma aparência mais lisa desde a primeira aplicação. 

Os principais tratamentos para os cabelos alisados

Quem passou por procedimentos químicos para alisar os cabelos deve aumentar ainda mais os cuidados e realizar tratamentos frequentes para a reposição dos nutrientes perdidos.

Cronograma capilar

O cronograma capilar é um tratamento extremamente completo dividido em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A etapa de hidratação é a responsável por devolver a umidade aos fios, a nutrição repõe os lipídios perdidos e a reconstrução devolve aos cabelos as proteínas e os aminoácidos que se desgastaram por conta do alisamento.

Na loja online da Haskell, você encontra o kit cronograma capilar para cabelos alisados.

Reposição de massa

A reposição de massa é um tratamento que auxilia na reconstrução da fibra capilar interna e externamente, recuperando danos severos e devolvendo aos fios a aparência saudável. Esse tipo de tratamento também é indicado para pessoas que passaram por procedimentos químicos, possibilitando que os cabelos voltem a ficar saudáveis e fortes.

A nossa dica de reposição de massa é a linha Bananeira, que conta com vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de um sistema de alta performance que atua diretamente na fibra capilar.

Manutenção do liso

Uma das maiores preocupações de quem passou por alisamentos é a manutenção do liso, afinal, a ideia é que o efeito da progressiva dure por bastante tempo, mantendo os cabelos alinhados.

A dica, portanto, é apostar em uma linha de produtos específica, como a linha Pós-Progressiva da Haskell. Esse tipo de produto garante um efeito liso duradouro, deixando os fios alinhados e livres de frizz.

Como você viu, quem tem cabelo liso ou alisado precisa investir nos tratamentos certos para conquistar bons resultados e deixar os fios mais saudáveis e fortes. A Haskell conta com um grande portfólio de produtos que pode atender às diferentes necessidades.

Quer conhecê-lo melhor? Então, acesse a Loja Oficial Haskell.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.