cabelo encorpado

Como deixar o cabelo encorpado? Saiba aqui!

Você já percebeu que, ao longo do tempo, seus fios foram ficando mais finos e frágeis? Já sentiu falta do movimento e do volume de um cabelo encorpado e forte? Apesar de parecer uma característica natural do fio, muitas vezes a sensação de cabelos ralos e finos está ligada à saúde capilar e pode, sim, ser revertida.

Mas afinal, como fazer isso? Neste post, listamos algumas dicas fáceis para você incorporar nos cuidados do seu dia a dia e conquistar fios mais resistentes e encorpados. Bateu a curiosidade? Então, continue a leitura!

Renove o corte

Você já notou que quando seus fios ficam muito compridos, muitas vezes, acabam ficando ainda mais finos e ralos? Isso acontece porque, quanto maior o comprimento, mais pesado fica o cabelo e, consequentemente, com menos volume.

Além disso, quando os fios estão muito compridos, as pontas tendem a receber menos hidratação e oleosidade, o que faz com que fiquem mais ralas e danificadas. Por isso, pode ser uma boa opção investir em um corte curto ou médio para cabelos finos, pois tira o peso do comprimento e ajuda os fios a ganharem mais volume naturalmente.

Evite químicas

Os procedimentos químicos, como alisamentos e descolorações, também são responsáveis pelo afinamento dos cabelos. Isso acontece porque, devido ao pH alto dos produtos utilizados nesse tipo de tratamento, ocorre uma grande perda de massa capilar.

Sendo assim, o ideal é evitar ao máximo o uso de químicas e, caso seja inevitável, a dica é apostar em um bom repositor de massa após o procedimento, que devolverá aos fios as proteínas e os aminoácidos perdidos.

Aposte em reconstruções

A reconstrução é a etapa do cronograma capilar responsável por devolver massa, proteínas e aminoácidos às madeixas. Ela é fundamental para restaurar cabelos danificados e proporciona um efeito mais encorpado, deixando o fio mais grosso e forte.

Para realizar essa etapa, invista em máscaras de tratamento específicas para reconstrução e que contenham ativos como queratina, creatina, colágeno, arginina, proteínas hidrolisadas e aminoácidos. O ideal é que essa etapa seja combinada com as outras etapas do cronograma e realizada, pelo menos, duas vezes ao mês.

Utilize suplementos vitamínicos

Outra dica para melhorar o aspecto dos seus cabelos é conversar com seu dermatologista e verificar a possibilidade de iniciar um tratamento com suplementos vitamínicos.

Fios ralos podem estar diretamente relacionados a alguma deficiência de vitaminas do organismo, assim, suplementar pode ser uma boa opção. Existem diversos compostos vitamínicos no mercado que prometem fortalecer a fibra capilar e dar mais resistência aos fios, no entanto, é importante consultar um médico para verificar qual o mais indicado em cada caso.

Faça hidratações

Se a reconstrução é responsável por devolver massa aos fios, a hidratação é a etapa que devolve a água perdida, trazendo mais maciez, brilho e força. Ela também é muito importante para deixar seus cabelos mais saudáveis e encorpados, por isso é preciso incluir esse hábito em sua rotina.

Procure uma máscara potente que conte com ativos como óleos vegetais, d-pantenol (pró-vitamina B5), açúcar, e utilize uma vez por semana, ou, em cabelos muito danificados, aplique sempre que sentir necessidade. Você pode intensificar o tratamento com potencializadores de máscaras ou intercalar o uso das máscaras com tratamentos rápidos de chuveiro.

Escolha o shampoo ideal

Lavar os cabelos é um dos atos mais importantes para garantir a saúde dos fios, por isso a escolha do shampoo faz toda a diferença. Para manter os fios mais encorpados, opte por shampoos mais hidratantes e que promovam a reposição de massa. Escolhendo esses produtos, você poderá lavar os cabelos sempre que sentir necessidade.

Se você tem cabelos oleosos, poderá usar esses shampoos também, porém, intercale a cada lavagem, ora um shampoo hidratante, ora um shampoo de maior limpeza que você já tenha costume de usar.

Fique de olho na alimentação

Uma boa alimentação também pode ajudar os fios a ficarem mais encorpados e saudáveis. Para isso, é interessante consumir alimentos ricos em nutrientes importantes para o cabelo, como proteínas, ferro, vitamina C, ômega-3, vitamina A, zinco, selênio, biotina e vitamina E.

Assim, inclua na sua alimentação alimentos como ovos, leite, soja, aveia, banana, nozes, abacate, vegetais verde escuros e salmão.

Além disso, é importante manter uma boa ingestão de água para regular a produção de sebo do couro cabeludo e eliminar impurezas do organismo.

Aposte nos texturizadores

É importante ter em mente que, muitas pessoas têm cabelos finos e ralos naturalmente, e isso independe do uso de químicas ou de danos externos. Nesse caso, é possível recorrer a técnicas e produtos que deixarão a aparência dos fios mais encorpada e com volume.

Uma das dicas é apostar em texturizadores e nas ferramentas de calor. Utilizando mousses e pomadas e modelando os fios com babyliss, por exemplo, é possível criar um resultado mais volumoso e com movimento, tirando aquela impressão de fios ralos.

No mercado, existem diversos finalizadores específicos para cabelos finos e que prometem mais volume, do comprimento às pontas. Assim, é interessante testar diferentes fórmulas e técnicas até encontrar o resultado desejado.

Invista nos produtos certos

Na hora de adquirir seus produtos, preste atenção nas composições e nas indicações descritas na embalagem. O ideal é apostar em produtos específicos para cabelos finos e que contem com formulações leves, que evitam uma maior perda de volume.

Se os fios já estão mais ralos e finos, creme e finalizadores ricos em óleos, por exemplo, podem não ser a melhor opção. Isso porque, eles podem deixar os cabelos ainda mais pesados e sem forma. É preciso ficar atento, também, à quantidade de finalizadores utilizada. Exagerar na aplicação, além de deixar os cabelos pesados e sem volume, pode dar uma aparência de cabelo sujo.

Conquistar um cabelo encorpado e forte não é um bicho de sete cabeças. No entanto, para se livrar dos afinamentos, é importante criar uma rotina de cuidados com os produtos certos e evitar o uso de químicas e aparelhos que possam danificar a fibra capilar.

Gostou das dicas? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a conquistarem o cabelo dos sonhos.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.