cabelo com volume

Confira 10 dicas essenciais para quem tem cabelo com volume

Um cabelo com volume pode ser um charme, principalmente para pessoas que têm poucos fios. No entanto, quando isso passa a ser um problema, é necessário encontrar formas para controlar o excesso. A fim de reduzi-lo, é essencial contar com a ajuda de truques, de tratamentos e de proteção.

Inclusive, o efeito volumoso pode acontecer em todos os tipos de cabelo, independentemente de ser causado pelo frizz, por danos ou pelo ressecamento. Além disso, por vezes, basta uma chuva fraca e os cabelos arrepiam facilmente. Para ajudá-la a resolver essa questão, separamos algumas dicas sobre as melhores formas de alinhar os fios e ter o volume do cabelo a seu favor.

Confira a seguir e saiba como cuidar dos cabelos em casa para ficar sempre arrumada. Vamos lá!

1. Descubra o seu tipo de cabelo

Conhecer o seu tipo de cabelo é uma forma de entender quais tratamentos são os mais recomendados para você. Cada uma das categorias de cachos, do ondulado ao crespo, por exemplo, precisa de cuidados específicos.

Com isso, a tabela de curvatura funciona como um guia para entender o seu próprio cabelo. Ela é separada por quatro categorias: liso, ondulado, cacheado e crespo. Elas são subdivididas em três grupos: A, B e C — o A representa as curvas mais abertas e o C, as mais fechadas. Não deixe de conferir a tabela e veja qual o melhor caminho para cuidar dos seus fios.

2. Use shampoos e condicionadores ideais

Escolher os shampoos e condicionadores certos para o seu tipo de cabelo ajudará a controlar o volume desde a lavagem. Para cabelos muito volumosos, o condicionador de limpeza, co-wash, pode ser uma ótima opção para preservar a oleosidade natural dos fios. Você poderá optar por usá-lo como pré-lavagem ou como um substituto do shampoo. Assim, os fios manterão o brilho e ficarão hidratados e sedosos.

3. Passe um leave-in depois da lavagem

Após a lavagem, é recomendado o uso de um leave-in. Ele tem como objetivo dar brilho, hidratar, diminuir o frizz dos cabelos e, consequentemente, torná-los menos volumosos.

Sendo assim, a melhor forma de aplicá-lo é tirando o excesso de água após o banho com a ajuda de uma toalha de microfibra — ela absorve melhor a umidade sem danificar os fios — e, depois disso, dividir o cabelo em várias partes, passando uma pequena quantidade do produto. Evite a raiz do cabelo e concentre a aplicação do produto no comprimento e pontas.

Para melhorar o efeito do produto nas mechas, passe o leave-in dando leves amassadinhas nos fios. Por fim, enrole o cabelo na toalha e aguarde 15 minutos. Depois, deixe-o secar naturalmente.

4. Concentre os tratamentos do comprimento à ponta dos fios

O couro cabeludo produz uma oleosidade natural que, em cabelos cacheados e volumosos, pode não chegar até o comprimento ou às pontas. Por isso, essa região fica mais exposta e desprotegida, o que causa o ressecamento e o frizz. Sendo assim, aplique somente o shampoo na raiz do cabelo e evite aplicar outros produtos nessa região. Isso pode causar uma produção excessiva de óleo. Concentre os cremes capilares, principalmente, nas pontas, que é a parte mais ressecada das mechas.

5. Prefira pentes de madeira com dentes largos

Além de desembaraçar os cabelos, o pente de madeira traz diversos outros benefícios para os fios lisos e crespos, como:

Powered by Rock Convert
  • não afeta o formato dos cachos;
  • desembaraça nós de cabelos molhados;
  • ajuda cabelos finos e quebradiços sem danificá-los;
  • tem dentes finos para cabelos lisos;
  • é ideal para couros cabeludos sensíveis;
  • é a melhor opção para eliminar o frizz.

Além desses pontos positivos sobre o pente de madeira, é importante ressaltar que ele não deve ser compartilhado. Isso porque as cerdas são capazes de absorver o óleo natural dos cabelos. Logo, quando reutilizado, essa oleosidade sempre volta a nutrir os fios.

6. Seque o cabelo com volume da maneira correta

O recomendado é sempre deixar os cabelos secarem naturalmente. No entanto, essa, por vezes, pode não ser uma opção. Mas como secar fios volumosos corretamente? Se o seu cabelo não for liso, certamente, a posição do secador pode fazer diferença na finalização. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-la nessa questão.

Primeiramente, retire o excesso de água do cabelo com a toalha de microfibra ou de algodão. Se não tiver essas opções, em último caso, as folhas de papel toalha podem ajudar sem danificar os seus fios. Jogue o cabelo para frente, coloque a toalha e faça massagem com as mãos de baixo para cima, incentivando a definição dos cachos. Com isso, eles ficarão mais marcantes e menos volumosos ou frisados.

Além disso, não seque os cabelos imediatamente. Após a retirada do excesso de umidade, espere dez minutos antes de secá-los. Assim, os cachos não correm o risco de “murcharem”. Lembre-se de usar o secador em um ambiente seco e livre de umidade porque as partículas de água podem aumentar o frizz.

Durante a secagem, posicione o secador de cima para baixo para diminuir o volume ou, para aumentá-lo de forma controlada, jogue o cabelo para frente e posicione o secador de baixo para cima, amassando levemente os cachos para deixá-los definidos.

7. Faça uma hidratação, pelo menos, duas vezes ao mês

A hidratação é essencial para eliminar o aspecto opaco e ressecado dos cabelos. As máscaras de tratamento devem ser utilizadas uma vez por semana ou, se o cabelo estiver muito danificado, essa frequência pode ser aumentada. Essa recomendação previne o efeito rebote, causado pelo excesso de nutrientes no fio, o que pode deixar os cabelos pesados, impedindo a definição e o alinhamento dos cachos. Aposte em intercalar a hidratação com nutrição e reconstrução, assim todos os nutrientes dos fios serão repostos.

8. Corte o cabelo em camadas

Para ressaltar a beleza do seu cabelo, o corte em camadas é uma ótima opção e evita aquele aspecto “quadrado” — principalmente, para aqueles fios muito volumosos nas pontas. Esse corte ajuda a distribuir o peso das mechas e elimina o efeito armado.

Existem várias técnicas de corte em camadas e o ideal é que seu cabeleireiro escolha a melhor técnica para o seu tipo de cabelo, assim às características do seu cabelo são mantidas e o volume fica controlado.

9. Opte por usar uma touca de cetim para dormir

Durante a sua noite de sono, o cabelo também pode ser danificado, causando o frizz e, consequentemente, o volume excessivo. Por isso, invista em uma touca ou em um travesseiro de cetim para diminuir os fios eriçados, protegê-los e evitar que o cabelo seja danificado pelo atrito dos tecidos comuns.

10. Escolha produtos próprios para o seu tipo de cabelo

Buscar os tratamentos que garantem a saúde do seu tipo de cabelo é algo muito importante. Por isso, na hora de escolher os produtos específicos para ele, é essencial conhecer as características dos seus fios. Assim, você poderá optar por aqueles de qualidade e que tenham exatamente os nutrientes de que o seu tipo de fio precisa.

Portanto, quando for escolher os melhores tratamentos para o seu cabelo com volume, procure marcas confiáveis e de qualidade. Há, no mercado, diversas linhas planejadas e desenvolvidas de forma responsável com o objetivo de trazer para os seus fios um universo de possibilidades!

Então, gostou das nossas dicas? Quais delas você já praticava? Conte aqui, nos comentários.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.