cabelo com ponta dupla

Cabelo com ponta dupla: conheça 6 mitos e verdades sobre o assunto

Powered by Rock Convert

Um cabelo com ponta dupla estraga a autoestima de uma mulher vaidosa e compromete aquele visual bonito das mechas longas, não é mesmo? Nesse sentido, um problema tão comum como esse, que afeta praticamente todas as pessoas com fios compridos, ainda é repleto de mitos e dúvidas. Contudo, devemos entender o que são e as causas das pontas duplas. O nosso cabelo é formado por três camadas:

  • a medula, parte interna;
  • o córtex, responsável pela força e elasticidade;
  • a cutícula, que fica na parte externa com escamas sobrepostas.

As cutículas sofrem danos naturais, mas podem ser agravadas por outros fatores, facilitando elas se partirem em dois ou mais pedaços — conhecidas como pontas duplas.

Contudo o problema pode ser solucionado. Por isso, leia este artigo até o fim para entender os mitos e verdades sobre um cabelo com ponta dupla e saiba como evitar. Acompanhe!

1. Cortar é a única solução para cabelo com ponta dupla

Mito! O corte de cabelo em algumas situações é realmente uma solução mais saudável quando os fios já estão muito desgastados e, por isso, não respondem mais as ações dos produtos de tratamento e a única saída é o corte para se revitalizar. No entanto, caso os fios não estejam com as pontas muito danificadas, dá tempo de recuperar com cosméticos.

Geralmente, as pontas duplas são uma consequência de ressecamento que, como explicamos, facilita para que o fio se divida em escamas. Nesse sentido, utilizar creme para pentear e um selador ou finalizador ajudam a evitar deles se partirem, bem como hidratam as pontas. Contudo, se notar que os seladores estão limitados nos efeitos, vale aparar os fios.

2. Excesso de ressecamento pode causar pontas duplas

Verdade! Naturalmente os cabelos precisam de umidade e nutrientes para manter o brilho, força, elasticidade e saúde para continuarem crescendo. Quando ficam desidratados, os primeiros sinais são o frizz e as pontas duplas. Nesse sentido, quanto mais tempo você demora para tomar providência, mais aumenta o problema e fica difícil de resolver em casa.

O ideal é seguir um cronograma capilar em casa, com produtos específicos, para devolver a hidratação e a nutrição do cabelo para ele recuperar as fibras. Esses procedimentos podem ser feitos duas vezes ou mais na semana; e, a cada 15 dias, uma reconstrução. Contudo, no salão de beleza existem processos mais profundos e vale combinar com o tratamento caseiro.

3. Cortar as pontas acelera o crescimento

Mito! O crescimento é na raiz, portanto, as pontas não interferem na velocidade que os fios crescem. Na realidade, o que pode estar associado ao crescimento rápido ou lento do cabelo é a sua alimentação e os cuidados com os fios. Refeições pobres de nutrientes causam déficits de vitaminas que são essenciais para a manutenção dos fios crescerem saudáveis.

Contudo, os cuidados com produtos também auxiliam nesse processo para complementar os nutrientes que ele precisa. Afinal, a exposição ao tempo e produtos químicos aceleram a perda de vitaminas e danos causados. No entanto, cortar as pontas é relevante para tirar as células mortas e secas dos fios, bem como aquele aspecto fino quando não se corta há muito tempo.

Powered by Rock Convert

4. Cuidados no dia a dia ajudam a tratar pontas duplas

Verdade! Contudo, podemos afirmar que não só ajudam a tratar como também a prevenir as temidas pontas duplas. Utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, e de qualidade, são essenciais para ter resultados satisfatórios. Os, crespos e cacheados, por exemplo, geralmente ficam mais secos nas pontas, por isso precisam evitar o ressecamento.

Já os lisos e ondulados, precisam de hidratação, mas com cuidado para não deixar oleoso, pesado e tirar o movimento dos fios. Além disso, os cuidados com o pentear e tipo de pente utilizado interferem no aparecimento das pontas duplas. Assim como não secar o cabelo com toalha de algodão ou utilizar secador sem protetor térmico, facilitam os fios a se partirem.

5. Exposição ao sol não influencia nas pontas duplas

Mito! Infelizmente, o sol é um dos principais vilões que deixam o cabelo com ponta dupla. Além dele, o vento, o sal e a poluição também contribuem. O motivo é que eles danificam as proteínas já existentes no fio, o que facilita para acelerar o ressecamento. Inclusive, os raios solares podem queimar o cabelo quando ficam muito expostos.

Para solucionar o problema é não abrir mão de um protetor térmico que protege do sol e mar ou um filtro solar para o cabelo, sem enxágue. Nesse sentido, aplicar ao longo das mechas, mas com cuidado para não sobrecarregar a raiz e deixar oleosa.

6. Utilizar produtos específicos ajuda a tratar o problema

Verdade! No mundo dos cosméticos para cabelos temos uma solução para cada problema. Depois de identificar os principais fatores que contribuem para a sua mexa ter pontas duplas, é hora de buscar os produtos que ajudam a controlar o problema. Seja utilizando shampoo para essa finalidade ou protetor térmico para evitar os danos do secador.

Além disso, a indústria de beleza oferece produtos com silicone e outros ativos indicados para selar as escamas do cabelo. Dessa forma, você consegue controlar as pontas duplas e não precisa recorrer ao corte com tanta frequência – lembrando que, geralmente, as pontas abertas aparecem entre 60 e 90 dias.

Se você quer se livrar de uma vez por todas de um cabelo com ponta dupla, não tem como fugir dos cuidados feitos em casa. Com certeza, ter uma rotina no salão ajuda no tratamento, como vimos, cortar periodicamente e fazer um cronograma capilar profissional. No entanto, a manutenção deve ser seguida em casa, justamente, para manter os efeitos do salão por mais tempo.

Por isso, é indispensável utilizar produtos de qualidade, como os da Haskell. Oferecemos várias linhas de produtos para cada problema, entre eles para prevenir e recuperar o cabelo com ponta dupla. Inclusive, temos várias opções de kits de cronograma capilar incríveis para você fazer na sua casa, de acordo com a necessidade dos seus cabelos.

Entre agora no site e visite direto a página dos nossos produtos capilares e escolha o melhor para o seu tipo de cabelo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.