cabelo cacheado curto

Confira 5 dicas de cuidados para quem tem cabelo cacheado curto

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

O cabelo cacheado curto caiu tão no gosto das mulheres, que parece não sair mais de moda. Diferentemente de antigamente, em que elas precisavam aguardar as madeixas crescerem para, então, sentirem-se à vontade em deixá-las naturais, hoje, os curtos com cachos são tidos como charmosos e originais.

No entanto, assim como todo cabelo, eles precisam de muitos cuidados para manter a vitalidade e a beleza. Pelo fato de, geralmente, serem mais ressecados e com tendência ao frizz, pessoas com madeixas encaracoladas devem seguir orientações específicas, se quiserem desfrutar de resultados de fazer inveja.

Como dicas nunca são demais, preparamos as melhores, aqui, neste post, para você adotar. Confira!

1. Utilize os produtos e técnicas certas de texturização

Existem diversos bons produtos e técnicas de texturização que dão às madeixas a beleza da qual precisam.

Gelatina para cachos, pomadas, leave in, óleos e reparadores de pontas são alguns dos produtos usados como finalizadores e, além de garantirem resultados bonitos, ajudam a tratar os fios, ao mesmo tempo. Para isso, preste atenção aos componentes e prefira aqueles com óleos ou mais naturais.

Se for usar o difusor ou secador, é aconselhável, também, usar protetores térmicos. Eles formam uma espécie de proteção para o cabelo contra o excesso de calor. Com isso, a tendência é que o estrago não seja tão grande.

Também existem técnicas, como a fitagem, que ajudam a definir os cachos, após o banho. Com os cabelos molhados, divida-os em algumas mechas (por volta de 5) e penteie cada uma com o dedo, como se fossem fitas.

Depois, pegue o creme de pentear, passe em pouca quantidade em cada mecha e repita o processo de penteá-la com o dedo. Os movimentos devem ser firmes, como se a intenção fosse alisar as madeixas.

Fazendo isso, cada mecha se dividirá em mais de uma fita. Amasse-as, com as mãos, em direção à raiz. Depois, é só esperar secar naturalmente.

2. Mantenha os cachos nutridos e hidratados

O fios precisam estar bem nutridos para terem uma aparência bonita. Sendo assim, além de usar shampoos apropriados para os cabelos cacheados, inclua na rotina o cronograma capilar. Sabe como funciona?

Você precisará de três tipos de máscara: de hidratação, de nutrição e de reconstrução, já que cada uma tem um propósito diferente. A máscara de hidratação devolve água aos fios, deixando-os macios. A de nutrição repõe os óleos, deixando-os emolientes. Já a reconstrução devolve a queratina, o que é importante para dar estrutura aos fios.

Tendo elas em casa, é só usar, alternadamente, dando um espaçamento de 3 a 7 dias, para cada uma, dependendo dos danos atuais.

Uma dica importante, ainda, é evitar lavar todo dia o cabelo, já que isso faz com que os fios fiquem ainda mais ressecados.

3. Tenha uma toalha especial para secar as madeixas

Na pressa do dia a dia, muitas vezes, depois do banho, nós secamos rapidamente o cabelo para sair logo de casa. Mas você sabia que nem sempre isso é saudável para as nossas madeixas?

Os cabelos curtos cacheados, principalmente, precisam de uma toalha especial, que os seque sem agredi-los. Como são mais sensíveis, a simples fricção da toalha comum pode aumentar mais os frizz.

Uma solução é ter daquelas toalhas de bebê, bem macias, especificamente para o cabelo. Uma camiseta velha de algodão também pode dar conta do recado. Tome o cuidado para amassar os fios de baixo para cima, em vez de esfregá-los. Com isso, você perceberá a diferença no aspecto deles.

4. Evite penteá-los seco

Mais uma recomendação é evitar penteá-los enquanto secos. Isso deixa os fios quebrados e sem definição nos cachos.

Sempre penteie-os após o banho, usando os finalizadores que indicamos acima. Caso sinta necessidade de dar uma arrumada, nos dias em que não lavá-los, pegue um pouco de leave in, misture com água e passe nas pontas.

O ideal é pentear com os próprios dedos. No entanto, se não for possível, opte por pente de dentes largos, já que causam menos danos e são os mais apropriados, para não tirar as formas dos cachos.

5. Faça a manutenção do corte com frequência

Outra dica que ajudará a deixar o seu cabelo cacheado curto mais bonito ainda é não negligenciar os cortes. Isso porque fios desse tipo costumam perder o formato de maneira rápida. Assim, programar a manutenção, de tempo em tempo, fará com que as madeixas tenham um aspecto de mais vida e movimento.

Além disso, opte por cortes que valorizem o seu tipo de cabelo e combinem com o seu rosto. Isso fará bastante diferença, dando um resultado mais harmonioso e com cachos mais bem distribuídos. Veja algumas ideias, a seguir.

Bob hair

Se você quer fugir do clássico chanel, o bob hair pode ser a pedida certa. Sua medida é na altura do queixo e com as pontas frontais maiores. Com texturas atrás, ele dá um ar mais informal e descontraído. Para quem é fã de franjas, adote-as também, pois combinam bastante.

Corte em camadas

Esse estilo dá mais movimento aos fios, sendo ideal para aqueles mais finos e com pouco volume. A leveza e a desconexão no resultado dão um aspecto jovial e moderno. Quem gosta de elegância tem tudo para amá-lo.

Tapered hair

Quer um corte que demonstre sua personalidade forte? O tapered hair fica lindo em cacheadas e crespas. Na nuca e nas laterais, ele é mais batidinho, podendo ser raspado ou não. O volume fica para o alto da cabeça. Ele é versátil e bem fácil de manter no dia a dia.

Pixie com franja

Quer algo bem descolado e longe do clássico? Ele é bem curtinho, na altura acima das orelhas, podendo ter um acabamento levemente raspado. Para dar um charme, é possível deixar a franja grande.

O cabelo cacheado curto, pelo visto, é mais tendência do que nunca. Isso é maravilhoso, já que podemos usá-lo de maneira natural, sem nos rendermos a procedimentos mais artificiais, concorda? Cuide sempre do seu, para que se mantenha bonito e saudável.

Falamos aqui sobre usar produtos adequados. Que tal, agora, você dar uma olhada nos melhores shampoos para os seus fios? Confira no artigo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.