Qual é a relação existente entre beleza e autoestima?

Manter a autoestima elevada é um desafio. Nem todos os dias estamos de bom humor e, às vezes, parece que tudo dá errado, não é? Quando isso acontece, nosso ânimo vai lá para baixo e é difícil se sentir bem. Por essa razão, é muito importante entender a relação entre beleza e autoestima.

Ela não só interfere em nosso exterior, como também no interior. Ou seja, quando nos preocupamos em nos cuidar, sabemos que, mais do que bonitas, estamos saudáveis e nos sentimos bem. Dessa forma, nossa autoestima é elevada e até alcançamos uma melhor qualidade de vida.

Confira no artigo como isso acontece e as dicas de beleza que você pode adotar para ficar com a autoestima elevada todos os dias!

Por que beleza e autoestima estão interligadas?

Para entender a ligação com a beleza é importante compreender o que é a autoestima. Segundo estudos de psicologia, ela apresenta as seguintes definições:

  • todas as pessoas a têm, mesmo em níveis variados;
  • ela é um sentimento de valorização com nós mesmos;
  • a autoestima inclui tanto as qualidades quanto os defeitos;
  • com ela surge a satisfação pessoal;
  • está ligada à autoconfiança e à força para enfrentar obstáculos e viver bem.

Além disso, a autoestima se relaciona com a autoimagem, ou seja, à percepção que temos do nosso próprio corpo. E é aí que entra a beleza! Sentir-se bonita mantém uma boa autoestima porque traz satisfação pessoal. Com isso, nos sentimos mais confiantes, adotamos melhores hábitos de vida e cuidamos do bem-estar do corpo e da alma.

Quem não trabalha sua autoestima corre um sério risco de entrar em um círculo vicioso. Por exemplo, você se acha feia e não encontra alegria em sua rotina ou trabalho. Com isso, o estresse tende a aumentar e você fica sujeita a hábitos ruins e compulsivos, como descontar sua infelicidade na comida ou no consumo. Resultado? Ainda mais estresse e infelicidade.

Por isso, é tão importante trabalhar a autoestima e buscar ajuda, se necessário, para encontrar equilíbrio em sua vida e viver bem.

A armadilha na autoestima

Se para algumas pessoas é difícil encontrar sua autoestima, para outras isso é muito fácil. Mas é aí que mora uma armadilha. Mesmo que beleza e autoestima estejam muito interligadas, algumas pessoas acabam passando dos limites. Por exemplo, reconhecer sua beleza e qualidades é muito importante, mas é perigoso quando você se concentra só nisso.

Esquecer dos defeitos ou não reconhecê-los é tão grave para a autoestima quanto não perceber as qualidades. Isso porque o risco de se tornar uma pessoa voltada para si mesma é muito grande. Ou seja, você se torna uma pessoa arrogante e que acha que está sempre certa, o que não é legal. Como resultado vêm os relacionamentos mais difíceis.

Outro caso complicado é quando você decide seguir tendências para se encaixar em padrões. Às vezes você nem gosta daquilo, mas quer “estar por dentro”. Você até pode parecer super feliz por fora, mas por dentro, pode começar a não saber quem é. Assim, algumas dicas para você cuidar de sua autoestima são:

  • nunca se esqueça de suas qualidades e defeitos;
  • siga tendências da moda apenas se gostar;
  • valorize a sua beleza;
  • busque equilíbrio em tudo;
  • adote tratamentos estéticos com cuidado;
  • aprenda a lidar com a frustração.

Quais dicas de beleza ajudam a melhorar a autoestima?

A autoestima tem a ver com se reconhecer e gostar de si mesma. Isso não quer dizer que você está proibida de fazer tratamentos ou cirurgias para melhorar algo, mas sim, que tudo o que fizer no corpo e na mente deve ter uma razão. Toda prática deve ser equilibrada, ou seja, feita para ajudar você a se sentir bem.

Confira algumas dicas de beleza para manter a autoestima sem problemas.

Cuide bastante da mente

Nossa mente é a sala de controle de todo o nosso corpo. Em um mundo agitado, ela pode ficar sobrecarregada e gerar efeitos muito negativos. Além disso, sentimentos e lembranças que guardamos também podem influenciar o nosso estado mental, levando até às doenças psicossomáticas — aquelas produzidas na mente, mas que afetam o corpo.

Sendo assim, também é preciso cuidar da mente. Você pode aliviar o estresse praticando meditação ou tendo um dia de spa em casa. Também é importante se cercar de pessoas positivas em sua vida e resolver conflitos passados.

Faça esfoliação na pele

A esfoliação é importante para retirar as células mortas e deixar a pele mais bonita. Isso porque ela promove uma limpeza profunda e deixa a absorção de produtos hidratantes mais fácil.

Aliás, para saber qual deles usar, pesquise o seu tipo de pele. Caso você tenha algum sinal ou queira usar um produto mais forte para acabar com manchas, o caminho é falar com o dermatologista.

Seja amiga da hidratação

A hidratação é importante para o corpo todo. Ela repõe nutrientes, evita ressecamentos e nos deixa mais saudáveis. No caso da pele, evite banhos de água muito quente e faça a hidratação logo em seguida com cremes ou óleos.

Já no cabelo, invista na reconstrução e nutrição, especialmente depois de processos como tingimentos e alisamentos. Além disso, mantenha-o hidratado toda semana, conforme seu cronograma.

Para as unhas, não basta se preocupar só com as cores do esmalte. É preciso tomar alguns cuidados para que elas sempre fiquem fortes e bonitas.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são um meio de eliminar toxinas e manter a saúde — tanto física quanto mental. Existem inúmeras opções que, com indicação profissional, você pode fazer em casa. São elas:

  • pular corda;
  • treino;
  • ioga;
  • zumba;
  • pilates.

Siga uma boa alimentação

De carboidratos a açúcares, precisamos de diversas formas de nutrientes. Porém, é preciso equilíbrio e buscar as soluções mais naturais possíveis para ter uma boa dieta.

Sendo assim, a dica é evitar embutidos e produtos industrializados, além de consumir alimentos mais gordurosos e açucarados com bastante controle. Junto a eles, mantenha o corpo hidratado com água.

Escolha produtos de qualidade

Com inúmeras opções de produtos no mercado, fica fácil se cuidar, mas é preciso ter atenção a dois aspectos. O primeiro é sempre buscar produtos apropriados para sua pele e cabelo. Só dessa forma eles funcionarão para garantir o resultado esperado. Depois, adquira sempre produtos de qualidade para não correr o risco de prejudicar o seu corpo.

Viu quantas dicas legais para seguir? Assim, fica mais fácil manter beleza e autoestima lá no alto. Com pequenos passos, produtos excelentes e cuidado diário, é possível cuidar do corpo e da mente. Isso não só vai deixar você mais bonita, mas animada. E de bem com a vida, você vai conseguir lidar melhor com os momentos complicados do dia a dia e transformá-los em algo positivo.

Quer ver mais conteúdos sobre como se cuidar e manter essa autoestima positiva para sempre? Assine nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.