ativador de cachos e creme de pentear

Entenda as diferenças entre ativador de cachos e creme de pentear

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Nos dias de hoje, há muitos produtos de beleza disponíveis nas prateleiras de drogarias e perfumarias, uma vez que as mulheres estão buscando cada vez mais alternativas para que se mantenham sempre belas e poderosas. Dentre os mais procurados, podemos destacar ativador de cachos e creme para pentear.

No entanto, muitas delas não sabem exatamente qual é a diferença entre um cosmético e o outro e quando usar cada um deles. Isso pode fazer com que o cabelo fique pesado e a finalização não fique como elas desejam.

Para ajudar a esclarecer quais são as principais diferenças entre ativador de cachos e creme de pentear, selecionamos dicas importantes, a fim de que você não confunda mais os produtos e saiba o que está comprando. Então, vamos conferir?

O que é ativador de cachos?

O ativador de cachos é utilizado para definir os cachos dos cabelos crespos ou cacheados e também tem a função de proteger os fios contra agentes externos — sol, poluição, poeira, cloro da água etc.

Esse produto pode ter textura líquida ou creme. Porém, ambas as texturas conferem cabelos mais leves e modelados. Além disso, o ativador de cachos é muito poderoso no tratamento do fio.

Na verdade, o cosmético costuma conter em sua fórmula uma associação de ativos hidratantes, protetores e modeladores, cuja função é atuar no combate ao frizz, na proteção contra o sol, o vento e na definição perfeita dos cachinhos.

Além disso, o ativador de cachos é considerado um finalizador, sendo que deve ser aplicado apenas depois que o cabelo já estiver desembaraçado e bem hidratado.

Aliás, ter as madeixas hidratadas é algo fundamental para manter o formato anelar do fio crespo ou cacheado, uma vez que o óleo produzido no couro cabeludo não consegue chegar às pontas com tanta facilidade, deixando a fibra capilar com um aspecto seco e quebradiço.

O que é creme de pentear?

O creme de pentear é o primeiro cosmético usado logo após a lavagem. Como o próprio nome indica, o produto tem o objetivo de desembaraçar bem os fios, porque contém em sua fórmula agentes nutritivos, cujo poder é o de selar as cutículas das fibras capilares.

Desse modo, é possível manter o cabelo alinhado, preparando os fios para a hora da modelagem dos cachos. Além disso, o cosmético é indicado para pentear o cabelo molhado. No entanto, vale lembrar que isso deve ser feito com a ajuda de um pente de dentes largos, pois os mais estreitos tendem a arrebentar esse tipo de fio.

Para as mulheres que utilizam a técnica de fitagem nas madeixas, o creme de pentear funciona muito bem e ajuda a definir os cachinhos de maneira bem precisa.

Uma ótima dica é usar um pouquinho de óleo capilar junto ao creme, a fim de deixar os fios mais nutridos ainda!

Qual é a importância do ativador de cachos e do creme de pentear?

Não é porque os dois produtos apresentam características diferentes que ambos não sejam importantes no dia a dia do trato dos cabelos de toda mulher, principalmente das crespas e cacheadas.

Como já citamos acima, o ativador ajuda na formação dos cachos, auxiliando na definição de cada mecha. Além de ser muito nutritivo, o cosmético evita o indesejado frizz e, ainda, confere mais brilho e maciez aos cabelos.

Já o creme de pentear ajuda a desembaraçar os fios ao mesmo tempo em que oferece propriedades hidratantes para a fibra capilar. Também não podemos esquecer que ele é bastante útil para proteger o cabelo contra as agressões no dia a dia, às quais o submetemos, muitas vezes, sem perceber.

É possível usar os dois produtos juntos?

A resposta para essa pergunta é sim! Tanto o ativador de cachos quanto o creme de pentear podem ser usados na mesma lavagem.

Em vista de obter melhores resultados, aplique o creme de pentear logo após lavar as madeixas, como de costume, com o shampoo e o condicionador. Antes de aplicar o creme de pentear, procure retirar o excesso de água do cabelo para que o produto penetre melhor nos fios.

Já o ativador de cachos deve ser o último passo do processo pós-lavagem. Então, espere que o cabelo esteja quase seco — ou totalmente seco — e vá aplicando um pouco do cosmético em cada uma das mechas, apertando levemente com uma das mãos.

Qual é a maneira correta de aplicar o ativador de cachos e o creme de pentear?

Tanto o ativador de cachos quanto o creme de pentear costumam ser aplicados de maneira bem semelhante.

No caso do creme de pentear, o ideal é aplicar sobre os fios ainda úmidos, pois isso vai facilitar o desembaraço deles. Ainda nesse momento, é possível misturar o produto com uma pequena quantidade de óleo capilar (a base de rícino, girassol, ou outro óleo vegetal), ou gelatina capilar, com o propósito de potencializar os poderes desse tipo de creme.

Quanto ao ativador de cachos, como já dissemos em outro ponto do texto, ele deve ser usado para finalizar o penteado, portanto, depois do creme de pentear. Experimente usar o difusor com baixa potência para garantir o formato anelado dos fios, assim que passar o produto sobre eles.

É válido destacar que muitas mulheres substituem o creme para pentear pelo ativador de cachos, e atingem bons resultados. Neste caso, misturar o óleo capilar é muito interessante para que o cabelo fique mais saudável.

Enfim, ao longo do post, você pôde conferir quais são as principais diferenças entre ativador de cachos e creme de pentear, podendo, desse modo, tirar o melhor proveito de ambos os produtos. Então, a partir de agora, inclua esses cosméticos em sua rotina de beleza, principalmente se você tem madeixas crespas ou cacheadas!

Para manter-se sempre bonita e poderosa, conheça as linhas de cosméticos capilares que a Haskell tem para oferecer. Acesse a nossa loja!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.