aminoácidos para cabelo

Saiba as vantagens dos aminoácidos para o cabelo

Shampoo: guia de como usar esse produto nos cabelos

Os aminoácidos são compostos essenciais para manter os fios fortes e resistentes. Eles ajudam na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por fornecer vitaminas essenciais para os folículos pilosos e para o crescimento do cabelo.

Existem diversos produtos no mercado que promovem a reposição dos aminoácidos. Embora os fios já contem com esses elementos por meio da produção de queratina, com o tempo, é comum que acabem perdendo força, principalmente devido à poluição, à radiação solar e aos procedimentos químicos.

Quer saber quais são as vantagens dos aminoácidos para o cabelo? Continue a leitura a seguir e fique por dentro do assunto!

Afinal, o que são aminoácidos?

Os aminoácidos são moléculas orgânicas fundamentais para a saúde do organismo e do couro cabeludo. Eles são formados, basicamente, por nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio, sendo classificados como essenciais ou não essenciais. 

A ingestão de aminoácidos essenciais é fundamental para a construção de proteínas e para que ocorra a síntese de hormônios e neurotransmissores. Isso porque o corpo humano precisa de 20 tipos de aminoácidos diferentes para funcionar corretamente.

Embora os essenciais sejam facilmente encontrados em uma grande variedade de alimentos, é possível ingerir doses concentradas de forma suplementar para ter ainda mais benefícios para a saúde. No cabelo, a reposição geralmente é feita por meio de produtos cosméticos específicos.

Eles ajudam a manter os fios fortes e resistentes por fornecerem tratamentos ricos em proteínas. Assim, xampus, condicionadores e máscaras, por exemplo, podem ser utilizados para fazer a reposição de aminoácidos. É importante, contudo, utilizar produtos específicos, justamente porque o excesso pode endurecer a fibra capilar. 

Para fios mais danificados, frágeis, ressecados e sem vida, a recomendação é realizar a reposição de aminoácidos ao menos uma vez por semana. Caso eles estejam saudáveis e com um bom aspecto, o indicado é que o procedimento seja feito ao menos uma vez por mês. 

Os cabelos que passaram por algum tipo de tratamento químico, como alisamento e descoloração, também exigem a reposição com maior frequência. Nesse caso, para recuperar a estrutura capilar, é fundamental aplicar produtos com compostos que agem da raiz até a ponta dos fios.

Quais são os principais tipos de aminoácidos para o cabelo?

O cabelo é composto por uma proteína chamada de queratina, responsável por fornecer força e resistência aos fios. Ela é formada por diferentes tipos de aminoácidos, como tirosina, arginina e metionina, que oferecem vitaminas essenciais para o crescimento dos folículos pilosos.

Por conta de alguns fatores externos, como poluição e radiação solar, o cabelo pode perder o brilho e a nutrição com o tempo. Felizmente, existem diversos produtos de qualidade que oferecem ácidos e aminoácidos para manter a saúde dos fios. 

Entretanto, é importante ter uma alimentação equilibrada e outros cuidados diários para que o cabelo preserve um aspecto saudável. Os aminoácidos, quando combinados com outros compostos, como óleos e vitaminas, contribuem para a reconstrução capilar, sendo capazes de amenizar os efeitos causados por agentes externos e químicos.

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de aminoácidos para o cabelo.

Arginina

A arginina é um aminoácido que apresenta uma série de funções benéficas para o organismo. Ela aumenta a atividade do sistema imune e elimina toxinas do corpo, ajudando a melhorar o desempenho muscular e a diminuir a fadiga. A arginina é encontrada em diversos alimentos, como feijão, cacau, nozes e queijos.

Esse aminoácido compõe a proteína queratina, responsável por manter os fios mais resistentes e hidratados. Além disso, a arginina atua promovendo a eliminação de substâncias em excesso no organismo, auxiliando significativamente na eliminação de radicais livres.

Cisteína

A cisteína é um dos principais aminoácidos que compõem a queratina, sendo uma proteína essencial para a força e a vitalidade do couro cabeludo. Ela também é conhecida por promover a redução do volume dos cabelos, uma vez que alinha as cutículas dos folículos capilares e faz a ligação dos demais aminoácidos na parte interna dos fios. 

Os produtos que têm como base a cisteína também oferecem um aspecto brilhoso e saudável ao cabelo. Quem deseja ter os benefícios desse aminoácido deve ingerir alimentos ricos em cisteína, como alho, repolho, amêndoas, brócolis, entre outros.

Tirosina

A tirosina é outro aminoácido fundamental para a nutrição, sendo indicada também para conservar a coloração dos fios. Além de tudo, ela auxilia a combater doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade e insônia, que causam a queda do cabelo

O aminoácido pode ser encontrado em sementes de abóbora, feijão, peixe e em alimentos lácteos. A tirosina proporciona diversos benefícios para além da saúde capilar, atuando na melhora do humor e da memória e no aumento da quantidade de células brancas e vermelhas no sangue. 

Metionina

A metionina é um aminoácido capaz de aumentar o fornecimento de sangue nos folículos pilosos e no couro cabeludo. Assim, atua no processo de crescimento das fibras dos fios.

É possível encontrá-la em diversos alimentos, como ovos, peixes, castanhas, grãos e sementes de gergelim. Portanto, os componentes da metionina ajudam a fortalecer os cabelos, desde a raiz até as pontas.

Cistina

A cistina é um aminoácido encontrado em abundância em diversas proteínas, como a queratina e a insulina. Ela está presente na construção do cabelo e atua diretamente no crescimento dos fios e no combate à queda.

É possível encontrar a cistina em diversas fontes alimentares, como queijos, iogurte, vegetais, cebola e grãos. Esse aminoácido conta com propriedades antioxidantes e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, favorecendo também o aspecto da pele e das unhas.

Para ter todos os benefícios dos aminoácidos no cabelo, é essencial investir em produtos específicos e de qualidade. A linha Ametista da Haskell, por exemplo, além de possuir pigmentos que neutralizam o amarelado do cabelo loiro, contém complexo de aminoácidos que proporciona força e brilho aos fios.

Não há dúvidas de que os aminoácidos para o cabelo são substâncias fundamentais para o equilíbrio e para o bom aspecto dos fios. Apenas lembre-se de que, no momento de escolher um produto cosmético, é importante avaliar se a composição é adequada para o seu tipo de cabelo.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira agora mesmo os produtos da linha Ametista da Haskell!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.